[Resenha] O Misterioso Caso de Styles por Agatha Christie

sábado, setembro 05, 2015

Título: O Misterioso Caso de Styles (skoob)
Título Original: The Mysterious Affair at Styles (goodreads)

Autora: Agatha Christie
Editora: BestBolso
Páginas: 198
Ano: 2011
No meio da madrugada, a rica proprietária da mansão Styles é encontrada morta em sua cama, aparentemente vítima de um ataque cardíaco. As portas do quarto estavam trancadas por dentro e tudo indicava morte natural. Mas o médico da família levanta uma suspeita: assassinato por envenenamento. Todos os hóspedes da mansão velha tinham motivos para matar a Sra. Inglethorp e nenhum deles possuía um álibi convincente. Para solucionar o crime, entra em ação o detetive Hercule Poirot, irresistível personagem criado por Agatha Christie, que faz a sua estreia neste caso intrigante. Um marco da literatura policial e um dos maiores romances do gênero.


Publicado em 1917, O Misterioso Caso de Styles narra a primeira aventura do famoso detetive Hercule Poirot, além de ser o livro de estreia da Agatha Christie. Para os fãs do gênero policial, ler Agatha é quase uma obrigação. Afinal de contas, ela é a rainha do gênero, com mais de oitenta livros publicados.

O livro é narrado em primeira pessoa por Hastings, parceiro de Poirot. Após graves ferimentos, Hastings volta da guerra e se encontra com seu amigo John Cavendish em Styles, a fim de passar alguns dias na mansão da família. Entretanto, durante a madrugada, a Sra. Inglethorp, madrasta de John, é encontrada morta e tudo leva a supor que um ataque cardíaco causou a sua morte. Porém, algumas evidências levam à suspeita de envenenamento.

Por coincidência, Hercule Poirot, um famoso detetive belga e amigo de Hastings, estava hospedado próximo à mansão. E então começa a investigação do caso.

Além de Hastings, há outros hóspedes na mansão e gravar o nome de todos eles foi bem complicado, pois Agatha apresenta todos os personagens de uma vez. Mas acredito que seja uma estratégia da autora, a fim de mostrar que todos aqueles personagens são suspeitos. E são mesmo. No decorrer da narrativa, percebemos que todos os suspeitos, aparentemente, teriam motivos para cometer o crime.
“- Apesar de tudo, você está certo numa coisa, Hastings. Deve-se sempre desconfiar de todos, até se provar, de forma lógica e plenamente satisfatória, que são inocentes. ” Pág. 114
Diversas pistas são distribuídas durante a narrativa e podem levar o leitor a pensar em diversos desfechos. Embora tenha gostado da maneira como Agatha conduz o mistério, achei algumas partes bem chatinhas. Entretanto, mesmo sendo o livro de estreia da autora e do detetive, conseguimos perceber como Poirot é genial e vale muito a pena ser lido.

Veja Também

18 comentários

  1. Oi, Bianca!
    Gosto tanto da Agatha! Confesso que nunca acertei o suspeito dos livros que li haha. Fiquei curiosa por esse, principalmente por ser a primeira aparição do Hercule Poirot. Adorei sua resenha!

    Beijo.
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Realmente para quem gosta do gênero Agatha é uma leitura obrigatória, é daquelas escritoras que ajudaram a dar forma a coisa! Eu não sou muito fã, mas tenho vontade de ler ao menos os mais significativos dos livros dela, afinal ninguém se torna tão famosa e significativa sem um motivo justo e digno.

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  3. Oi Bianca!
    Nunca li nenhum dos livros das Agatha, mas tenho muita vontade. Vou ver se começo por este. >3<
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse ainda não li. Agora estou lendo "E Não Sobrou Nenhum" da Agatha, um dos seus maiores clássicos e eu ainda não tinha lido!

    Comecei a gostar da obra dela quando era criança. Minha mãe ama a Agatha e tinha diversos livros dela - lembro até hoje que o primeiro que li foi Morte na Mesopotâmia. Mas o meu favorito, até agora, é Cipreste Triste. Vou botar esse na listinha pra ler também!

    Um beijo!

    A Carta Violeta .

    ResponderExcluir
  5. Oie Bianca =)

    Li muito os livros da Agatha na época da escola, mas hoje em dia quase não leio mais livros do gênero. Um dos meus livros favoritos dela é Morte no Nilo e claro Assassinato no Expresso Oriente.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Acredita que ainda não li nada da autora? Tenho que ler!!! Gostei da sua resenha ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii! Acredita que eu nunca li nada Agatha? Ainda não apareceu "o livro" pra eu começar a ler.
    Ótima resenha!!

    beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi! Ainda não li nada da Agatha, mas comprei um box e alguns de seus livros e estou ansiosa para os livros chegarem e serem lidos! Adoro todas as premissas dos livros dela e com o "Misterioso Caso de Styles" não foi diferente.
    Beijos!
    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Bianca, tudo bem?
    Tenho curiosidade de ler Agatha Christie, mas às vezes acho um pouco parecido com Sherlock Holmes. Justamente por isso gostaria de conferir a obra, pra descobrir se essa impressão tem fundamento ou não. =P Adoro livros de mistério/investigação!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Bia!

    A Agatha é a rainha do crime! Ela arrasa muito, adoro os livros dela. Esse ainda não tive a oportunidade de ler. Adorei a resenha!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Bianca!
    Ainda não li esse da Aghata mas quero muito ler, afinal, é um dos detetives mais famosos da literatura!. Gostei da resenha, espero gostar do livro.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Eu tentei ler um livro dessa autora outro dia, mas não consegui por estar muito empoeirado, uma vez que peguei na biblioteca, mas ainda quero conhecer seu trabalho.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adoro Poirot e adoro a minha xará. Sou apaixonada pelos livros dela e por como ela me surpreende TODAS AS VEZES. Um ou outro livro tem algumas partes que me decepcionam, mas eu sempre a amo e quero toda a obra dela na minha estante.

    Beijinhos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Nossa, que capa mais interessante! Adorei. Achei a premissa bem atraente, apesar de ser um gênero que talvez eu não leria.
    Parabéns pela resenha... adoro resenhas com detalhes que atiçam a minha curiosidade.

    Beijos, And!

    Blog Cantinho da And

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Também já li esse livro e ele realmente não parece ser o melhor da autora. Li poucos livros dela depois desse, mas já deu para perceber uma melhora e tanto. Acredito que não é sem motivo que depois ela acabou ganhando a fama que tem até hoje.
    Ótima e sincera resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  16. Oi Bianca,
    Ainda não li nada da autora, mas adoro policiais...
    Esse tem uma premissa interessante, achei uma boa pedida.
    Nossa oitenta livros, socorro! Queria ser uma autora assim *.*

    bjs e tenha uma ótima terça.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  17. Olá
    eu nunca li nada da autora, kkk, alguns meses eu nem sabia quem ela, me julguem kkk, adorei conhecer mais uma obra dela
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Apesar de ter partes chatinhas acho que vale a pena, quero ler *-*
    Beijos.

    www.imperfeitaas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Postagens Populares

Visualizações