Resenha: O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)

quinta-feira, outubro 10, 2013

O Guia do Mochileiro das Galáxias (Volume Um da Trilogia de Cinco)
Título Original: The Hitchhiker's Guide to the Galaxy
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 160
Ano de Lançamento: 2009
Sinopse: Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.


Arthur Dent é um terráqueo que está prestes a ter a sua casa demolida. Numa tentativa frustrada e irônica, ele se deita em frente aos tratores a fim de impedir a destruição da sua amada casa; não sabendo ele que em poucos minutos o mundo irá acabar. O único que sabe disso é seu amigo Ford Prefect, um não descendente de primatas vindo de Betelgeuse que está na Terra há 15 anos a fim de dar maiores contribuições para O Guia do Mochileiro das Galáxias.
O Guia do Mochileiro das Galáxias é nada mais do que um guia sobre todos os assuntos, capaz de informar qualquer coisa, tendo contribuição de diversos viajantes e pesquisadores e não deixa nenhum mochileiro intergaláctico na mão sem saber para onde ir, o que comer ou o que fazer.
A narrativa é intercalada, pelas situações vividas por Arthur depois de uma fuga quase impossível, pelo Guia e outros personagens que aparecem no decorrer da história; alguns parecem não ter conexão nenhuma com a história, mas no final se encaixam perfeitamente.
Esse é o tipo de livro “ame ou odeie”, um classico da cultura nerd, recheado de ironias, sarcarmos e uma descontrução de valores, do que nós, humanos achamos tão importante e que, muitas vezes, são insignificantes. Douglas Adams é genial, sem mais.

Antes da história ganhar vida nas páginas, a série era um programa da BBC Radio 4 em 1978 e até a ganhou uma série de TV em 1981. Em 2005 foi adaptado para o cinema, com Alan Rickman, Zooey Deschanel e Martin Freeman no elenco.

Adams morreu em 2001 e no dia 25 de maio (14 dias após a sua morte) é comemorado o Dia da Toalha (e do orgulho nerd também!). 
Tá a fim de saber a resposta da Vida, o Universo e Tudo Mais? Então, pegue sua toalha e, lembre-se: NÃO ENTRE EM PÂNICO!
“- Sabe – disse Arthur -, é uma ocasião como esta, em que estou preso numa câmara de descompressão de uma espaçonave vogon, com um sujeito de Betelgeuse, prestes a morrer asfixiado no espaço, que realmente lamento não ter escutado o que mamãe me dizia quando eu era garoto.
- Por quê? O que ela dizia?
- Não sei. Eu nunca escutei.” 

Veja Também

7 comentários

  1. Sou louca para ler esse livro, mas toda vez que eu vou comprar, acabo deixando ele =/
    Amei a resenha, e espero ler em breve. Na próxima compra vou colocar ele no carrinho.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oie =)
    amei tua opinião, mas ainda não é uma série que esteja ansiosa para está lendo, mas quem sabe um dia e se o tiver em mão, irei ler com certeza.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  3. Eu sei bem o "ou ame ou odeie", tudo bem que não cheguei a odiar o livro, mas ele não me agradou e deixou apaixonada pela série como faz com milhares de pessoas.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gente, todo mundo anda falando desses livros mas eu estou pensando sériamente se vou ler (é porque eu não acho que seja o meu estilo de livro).
    Abraço Lucca ^^
    *Novo post no blog*

    -Vitamina de Pimenta-

    vitaminadepimenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Li meio por cima sua resenha,porque to com o livro aqui para ler há uma semana, mas finalmente terei tempo e irei me surpreender *-* ao menos espero.
    Mas eu simplesmente amei a resenha. Entre ame ou odeie, espero ficar com a primeira opção após a leitura :D

    Beijão.
    Larissa

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda vou ler este livro! A Pat do Escolhendo Livros vive falando pra lá e pra cá deste livro e sim, ele parece genial. Mas ainda não estou no momento; preciso lê-lo com o feeling pra comédia certo! :D

    Beijos!

    Trinta.
    www.escolhendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha! E eu simplesmente preciso ler este livro!

    Beijos, Mia.

    http://devaneiosdemia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Postagens Populares

Visualizações