[Resenha] Divergente por Veronica Roth

sexta-feira, agosto 15, 2014

Título: Divergente (skoob)
Título Original: Divergent (goodreads)
Série: Divergente #1
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 504

Ano: 2012

Nesta versão futurista da cidade de Chicago, a sociedade se divide em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude – a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Franqueza e a Erudição. Aos dezesseis anos, numa grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é – não pode ter os dois. Então, faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma. Durante a iniciação altamente competitiva que se segue, Beatrice muda seu nome para Tris e se esforça para decidir quem são realmente seus amigos – e onde se encaixa na sua nova vida um romance com um rapaz fascinante, porém perturbador. Mas Tris também tem um segredo, que mantém escondido de todos, pois poderia significar sua morte. Ao descobrir um conflito crescente que ameaça destruir sua sociedade aparentemente perfeita, ela também aprende que seu segredo pode ajudá-la a salvar aqueles que ama… ou destruí-la.


Numa Chicago futurista, a sociedade está separada em cinco facções: Abnegação, Audácia, Erudição, Franqueza e Amizade, classificando as pessoas de acordo com a virtude de cada facção. Aos 16 anos, todos os jovens passam por um teste de aptidão, o qual indicará qual facção o indivíduo pertence, mas que não o obrigam a escolher a facção do teste, todos tem o “livre” arbítrio de escolher a facção que desejar durante a Cerimônia de Escolha. Digo “livre” porque a escolha da facção será para a vida toda, podendo separar esses jovens da sua família caso escolha outra facção. “Facção antes do sangue”.

Entrar para uma facção não é nada fácil. Cada uma possui a sua iniciação e os iniciandos que não conseguem passar por essa fase, se tornam um sem facção, a pior coisa que pode acontecer com uma pessoa.

Beatrice nasceu e cresceu na Abnegação, foi criada para ser altruísta, mas nem sempre pensa de acordo com os mandamentos da sua facção. E então, ao fazer o teste de aptidão, o resultado não é o esperado, sendo inconclusivo. Beatrice é uma Divergente. E, apesar de ninguém lhe explicar o que isso significa, ser um Divergente pode ser algo muito perigoso.

Divergente é uma distopia sensacional. A protagonista é admirável tamanha a sua determinação, mesmo passando por uma iniciação “barra-pesada” na facção que escolheu, se manteve firme e amadurecendo durante toda a narrativa. A leitura, apesar de envolvente, tem o foco na Tris, sua iniciação e o perigo em ser uma Divergente. Apenas nas últimas páginas a parte política e de desentendimentos entre as facções acontece (o que, pra mim, é a parte mais interessante de uma distopia. Um dos grandes motivos pelo qual é um dos meus gêneros favoritos). Entretanto, o final de Divergente dá abertura para os próximos livros se aprofundarem na disputa de poder entre facções.

TRAILER DO FILME

Veja Também

7 comentários

  1. Eu comecei a ler o livro, mas não consegui sair do primeiro capítulo. Eu pretendo terminar de ler, mas ainda não sei quando.


    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o primeiro livro, mas empaquei no segundo e acabei desistindo... preciso ver o filme!

    ResponderExcluir
  3. Eu li e gostei, mas não achei tão bom.
    Não sei se por ser o primeiro da série, tem essa coisa que você disse de focar mais na Tris e na adaptação dela na nova facção. Acredito que deve melhorar a partir do segundo, que eu ainda não li, mas espero ler em breve.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Divergente (o primeiro e o segundo livro) é minha série distópica preferida, também fiquei mega encantada com o primeiro livro. Meio que virei fã da roth na época, pena que em convergente ela não conseguiu me agradar :(

    Beijos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Eu não li ainda o livro, mas tenho visto bons comentários, estão estou ansiosa para ler. Espero poder gostar :) Boa resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Bianca

    Depois de ter lido alguns comentários negativos sobre o final dessa série, desanimei. Todo mundo elogia o primeiro livro, mas reclama que a qualidade vai decaindo.
    Assisti ao filme e curti bastante, acho que vou ficar só nele mesmo.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li os livros, mas ouço as pessoas falarem tão bem dessa trilogia que me fez ficar um tanto curiosa. Acho que vou assistir o filme primeiro só pra ter uma ideia clara do que se trata, e daí talvez eu leia os livros.

    Beijos,
    Livro de Memórias

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações