[Resenha] Insurgente por Veronica Roth

quinta-feira, abril 09, 2015

Título: Insurgente (skoob)
Título Original: Insurgent (goodreads)
Série: Divergente #2
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco

Páginas: 512

Ano: 2013

Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a aguardada continuação da bem-sucedida série de distopia que conquistou os fãs de Jogos Vorazes e alcançou o primeiro lugar na disputada lista dos mais vendidos do The New York Times, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama – e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor. 
Após a destruição da Abnegação, numa guerra comandada por Jeanine Mathews, Tris e Quatro precisaram fugir, devido as suas condições de Divergentes. Foi assim que terminou o primeiro livro da trilogia e é assim que começa Insurgente. De maneira contínua, Tris e Quatro estão num trem a caminho da Amizade. Encontramos uma Tris extremamente abalada com a morte dos pais e de um de seus amigos, Will – morte essa que irá atormentá-la por boa parte do livro.

O foco de Insurgente é na política das facções, mostrando como cada uma lidará com a guerra e que lado apoiará. E foi isso, pra mim, que deixou o livro mais interessante. A autora colocou o romance de lado (tá, nem tanto de lado assim. Ainda tem bastante do Quatro pra gente suspirar) e mostrou como o sistema das outras facções funciona, além dos sem-facção que terão papel importante. E o mistério sobre a cerca que os isola do mundo é o gancho para o próximo livro, Convergente.

Como o livro é narrado em primeira pessoa, muitas partes narradas pela Tris são bem cansativas e repetitivas, ainda mais com toda angústia que ela sente devido, principalmente, a morte de Will e o sacrifício que sua mãe fez por ela. Mas ainda assim, continua aquela personagem corajosa e admirável.

É um livro de luta por diferentes ideais e explicações sobre a importância das facções e dos divergentes, além de possuir um final surpreendente (um tanto diferente do filme, pois possui uma informação importante). O próximo livro tem tudo para fechar a trilogia com chave de ouro.

Veja Também

8 comentários

  1. Estou louco para ler este livro, porém ainda não tenho nem o primeiro hahaha.
    Já assisti o primeiro filme e gostei bastante da ambientação da história.

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Comecei a ler Insugernt mas parei na metade, não sei, não tava me prendendo tanto. Mas pretendo voltar, sua resenha e animou mais ;)
    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bianca,
    Eu amo a trilogia Divergente e Insurgente é incrível.
    Simplesmente devorei toda a história, mas nesse livro apesar da Tris estar em um momento difícil, achei muito bonito ver a entrega dela e tudo mais.
    Enfim, a história é maravilhosa e eu espero que você goste de Convergente - que é carregado de opiniões divergentes hahaha.
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://www.teens-books.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bianca!
    Tomara que a sua experiência com o terceiro livro seja positiva. A minha não foi. Na verdade, já comecei a me desanimar com esse segundo, mas tinhas expectativas a respeito do cliffhanger do final que, para mim, não foram cumpridas. Tomara que com você seja diferente :)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca!

    Tenho que criar vergonha na cara e começar a ler logo. Mais vou deixando... Dai veio o filme e nem toquei no livro. Adorei sua resenha, curta e objetiva.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Ah, eu não curti o primeiro livro, então provavelmente não vou ler esse segundo. Mas quem sabe, né?

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Insurgente é o meu preferido dos 3, principalmente pelo tcham do final.
    :)
    Achei o Convergente o mais cansativo em alguns pedaços, mas adoro.
    Siiiiiiiim, ainda tem muito do Quatro para suspiros.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Resenhamos esta semana ambos, filme e livro e tivemos uma discussão bem interessantes. Realmente o livro, como na sua maioria é muito mais rico em detalhes mas o filme não deixa de ser bom também!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações