[Resenha] A Seleção por Kiera Cass

terça-feira, julho 07, 2015

Título: A Seleção (skoob)

Título Original: The Selection (goodreads)
Série: A Seleção #1
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 368
Ano: 2012
Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.
No mundo criado por Kiera Cass, os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e após muita luta e alianças, tornou-se o país monárquico Illéa, no qual a sociedade está dividida em castas, da Um a Oito, sendo a Oito composta por mendigos e a Um pela realeza.

Em Illéa, as princesas têm casamentos arranjados com príncipes e autoridades de outros países aliados, afim de reforçar tal aliança; enquanto os príncipes são destinados a casarem com plebeias, independentemente do número da casta. E, para isso é realizada uma competição, chamada A Seleção, na qual trinta e cinco garotas são selecionadas, dentre milhares de inscritas, para viver no palácio e tentar conquistar o príncipe. Além de terem a chance de subirem alguns degraus na divisão social, as famílias das Selecionadas terão ajuda financeira pelo tempo que as mesmas participarem da competição.

America Singer nasceu na casta Cinco, a dos artistas. Ela e sua família passam por bastante dificuldade e restrições, mas todos trabalham desde cedo para ajudar no sustento da família. Quando a carta para inscrição para a Seleção chega na casa da família Singer todos ficam animados, menos America que não suporta a ideia de participar da competição. Se inscrever significaria ficar longe da sua família e do seu amor secreto, Aspen. Secreto pois Aspen é um Seis, socialmente abaixo de America, o que torna o relacionamento quase impossível.

Impulsionada por uma proposta quase irrecusável da mãe, pela necessidade de dinheiro para família e uma vida melhor, America se inscreve, sem uma nenhuma pretensão em ser uma das Selecionadas. Entretanto, para sua surpresa, ela acaba sendo escolhida e vê sua vida mudando completamente. Agora teria que lidar com o príncipe esnobe e superficial que sempre via nos telejornais.

Para surpresa de America, o príncipe Maxon mostrou-se completamente diferente do que ela imaginava, sempre gentil e bondoso, com a personalidade de um verdadeiro príncipe e atitudes de alguém que iria se tornar rei daquele país. E assim, a ligação entre America e Maxon começa a crescer e o coração da garota a ficar dividido.

Por ser narrado em primeira pessoa, só temos a visão de America em relação a competição e conhecemos muito pouco das outras competidoras. Gostei muito das atitudes e da personalidade da protagonista, além da sua evolução ao longo da história.

Logo nas primeiras páginas criei uma certa birra com Aspen após uma fala extremamente machista dele, além de não ter engolido o romance deles, não vi aquela paixão toda que eles diziam sentir um pelo outro. Já Maxon, ganhou meu coração! Apesar de ter achado toda história de uma competição para escolher uma noiva para ele, fui entender melhor, no decorrer da narrativa, como aquilo funcionava de verdade, inclusive o que significava para ele.

Além de todo o romance, a autora inclui a parte política, os problemas que assolam o palácio e o resultado que uma sociedade dividida em castas produz.

A Seleção é uma ótima introdução à história de America Singer. Com uma narrativa dinâmica, fluída e com romance na medida certa. Espero que nos próximos livros possa conhecer um pouquinho mais dos outros personagens, como o rei e a rainha, e que a autora explore mais a parte política.

Veja Também

17 comentários

  1. Sempre achei essa capa um luxo! Gostei da resenha.

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  2. Amo as capas da série, são lindas. Eu nunca tive curiosidade em ler apesar que muitos falam bem, não é bem o gênero que curto, mas vou ler até o final do ano, quem sabe eu , me renda a história? haha

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bianca,
    Sabe que tenho curiosidade de ler essa série, mas tbm tenho um pé atrás?
    Sempre vejo o pessoal elogiando mto os livro da autora, mas a premissa dessa série me parece uma mistura de jogos vorazes e the bachelor. uma combinação que me dá a impressao de ser meio excentrica...
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Bianca! Já li A Seleção, A Elite, Contos da Seleção e A Escolha e curti bastante. Estou lendo no momento Diário da Seleção e já estou ansiosa para ler A Escolhida! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oieee
    Eu amo esse livro *o* Maxon lindooo
    Sou apaixonada pela série, arrasou na resenha ;p
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse livro, achei ele bem leve e fofo <3 Já li o volume 2, falta ler o 3 RSr
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Bianca!

    Eu não gostei da America, nem do romance dela com o Aspen. Ela fica enrrolando, deixando que os problemas virem uma bola de neve e a gente sabe bem que isso não vai da certo. Fica logo com raiva porque previa o que iria acontecer. Assim que conheci o Maxon eu me apaixonei! A escrita da autora é maravilhosa!
    Tenho certeza que você vai gostar dos próximos.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Bianca!
    Adorei sua resenha. Li este livro há bastante tempo e gostei muito, mas comigo foi o contrário: gostei de Aspen, odiei Maxon hahaha Mas depois acabei amando Maxon e odiando o outro.
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
  9. Eu já li os quatro livros lançados da série e amei todos! A leitura é super leve e a escrita da Kiera Cass é bastante envolvente. Espero que você goste das continuações. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Quero muitooooooo ler essa série. Já está perdendo a graça e eu nada!
    Bela resenha.
    Bjão.
    Diego, Blog Vida e letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha. Comprei esse livro pela capa e me encantei com a história. Eu fui Maxon desde o começo também. O Aspen perdeu a disputa quando abriu mão dela na minha opinião.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Eu sou completamente apaixonada pelas capas desses livros, no entanto ainda não li nenhum, mas pretendo ler em breve
    sua resenha é ótima

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  13. Oláaa,
    Eu amo essa série, amo mesmo! Mesmo tendo uma protagonista completamente irritante as vezes e um mocinho que eu quero para mim, não deixo de amar!!! Acredita que eu nunca aceitei o Aspen? Pelo menos não até o entender direito. Fui vendo a parte do coração dele a partir do terceiro livro, beeeem no final... Mas para mim sou sempre Team Maxon, hahaha
    Adorei a resenha, concordamos em vários pontos :D

    Beijos, Our Constellations

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Ainda (eu sei, eu sei) não li esse livro mas com todo o hype em ima dos livros acho que vou dar uma chance. Gostei da resenha!
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  15. Lendo constantemente resenhas mega positivas sobre esse livro mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de lê-lo. De início achava que não iria gostar, pois não é muito meu gênero, mas ao ler a resenha vi que tem uma premissa bem interessante.

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu comecei a ler esse livro, mas não terminei. Me arrependo tanto, porque muita gente resenha e fala tão bem dele. Eu não curtir e nem entendi o inicio do livro, ou eu que sou muito lerda, rsrs
    Enfim, vou da uma nova chance pra A Seleção, afinal, nem gosto de ficar abandonando livros assim... rs

    ResponderExcluir
  17. Um eterno amor por essa série! *_*

    Seguindo o blog!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Postagens Populares

Visualizações