[Resenha] Perdido em Marte de Andy Weir

segunda-feira, fevereiro 22, 2016

Título: Perdido em Marte (skoob)
Título Original: The Martian (goodreads)
Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Páginas: 336

Ano: 2014

Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável , ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.
Durante a missão Ares 3 em Marte, uma terrível tempestade de areia faz com que os tripulantes precisem abandonar a missão e voltar para a Terra. Entretanto, um tripulante fica para trás devido a um acidente que, assim pensava a tripulação, o matou. Porém, Mark Watney, botânico e engenheiro, não morre.

Agora, ele está preso no planeta vermelho, sem comunicação com a Terra e sem ter como voltar para casa, pois o único veículo disponível levou o restante da tripulação. A única esperança será a próxima missão em Marte, que demorará quatro anos para acontecer.
“Então, esta é a situação: estou perdido em Marte. Não tenho como me comunicar com a Hermes nem com a Terra. Todos acham que estou morto. Estou em um Hab projetado para durar 31 dias. ”
Então, Mark começa a bolar um plano para sobreviver até a próxima missão. Ele faz cálculos de quanto de água e calorias irá precisar por dia e percebe que a comida disponível não será suficiente para mantê-lo em Marte por quatro anos. Utilizando seus conhecimentos de botânica, ele monta uma horta para cultivar batatas, enviadas pela NASA junto com os outros suprimentos, no solo infértil de Marte.

A situação de Mark é tensa e desesperadora, mas ele tem um senso de humor incrível. Além disso, ele é muito inteligente, pois diversas coisas acontecem durante o seu plano de sobrevivência e Mark sempre se saia bem, mesmo que utilizando bastante improviso (o cara é praticamente um MacGayver!).

Em algumas partes, a narrativa fica chatinha porque Mark explica tudo o que ele está fazendo, mas sempre com o bom humor ao seu lado. Apesar de ser um livro sobre sobrevivência, o personagem não se deixa levar pela solidão e tristeza por estar longe dos seus entes queridos. Nada de drama nesse livro.

Além de acompanharmos Mark, a narrativa é intercalada com a situação na Hermes, com os outros tripulantes da Ares 3 e aqui na Terra, com o pessoal da NASA.

Um livro de ficção científica bem humorado, com muito embasamento científico e um personagem determinado a sobreviver.

Veja Também

7 comentários

  1. Bom dia!

    Eu quis muito assistir ao filme, vi numa resenha que os finais foram diferentes entre o livro e o que idealizaram no filme.

    O limiar entre realizar a narrativa "chatinha" ou não em alguns trechos é muito tênue. Por vezes é interpretado como algo desnecessário ou até mesmo torna o livro por inteiro "chato". Seria enfim um "enchimento" estético que poderia ser cortado do livro ou algo que outros entusiastas e interessados no assunto gostaram de ter lido?

    Enfim, ainda tenho curiosidade pelo filme, pelo livro ainda me falta disponibilidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bianca!
    Eu soube desse livro quando foi lançado da primeira vez quando li que ele ganhou o Prêmio Goodreads de Melhor Ficção.
    Pra ser bem sincera, não tenho muita vontade de ler e nem ver o filme. Ainda não bateu aquele feeling, sabe?
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia,

    Pretendo ler esse livro em breve, vai ser uma das minhas próximas leituras. O filme é maravilhoso já viu?

    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bianca.

    Eu só vejo as pessoas comentando o quanto esse livro é divertido. Vejo também algumas reclamações sobre essas explicações e sobre os termos técnicos que são usados, mas ainda tenho vontade de ler!!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    já tinha visto o livro e o filme por ai, mas confesso que nenhum deles me chama atenção.
    Quem sabe em outro momento.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adoro ficção científica, mas estaria mentindo se dissesse que pretendo ler esse hahaha
    Infelizmente (ou felizmente) é um daqueles que pretendo assistir só o filme mesmo, rs.

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  7. Oi Bianca
    Eu ainda não cheguei a ler o livro, mas assisti o filme e gostei muito.
    Pretendo ler ele em breve.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Sorteio A 5°Onda

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações