[Resenha] Orgulho e Preconceito de Jane Austen

domingo, maio 01, 2016

Título: Orgulho e Preconceito (skoob)
Título Original: Pride and Prejudice (goodreads)
Autora: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Páginas: 480
Ano: 2012

Jane Austen inicia Orgulho e Preconceito com uma das mais célebres frases da literatura inglesa: "É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico deve precisar de uma esposa". O livro é o mais famoso da escritora e traz uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroina irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses aspectos da trama conduzem os personagens ao auto-conhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.
Em Orgulho e Preconceito somos apresentados aos Bennet, família composta por cinco moças, Jane, Lizzy, Mary, Kitty e Lydia, e seus pais. Como vivem em uma época em que apenas os homens herdam as propriedades da família e a única maneira da mulher ter um futuro descente era com um bom casamento. Então, a chegada do Sr. Bingley a Netherfield Park deixa a Sra. Bennet bastante eufórica para apresentar uma de suas filhas a ele e, assim, garantir um casamento.

Lizzy e Jane são as irmãs mais sensatas da família. Jane é inocente e acredita no melhor das pessoas. Lizzy fala o que pensa e é bastante determinada e, por ser assim, é a menos favorita da mãe, mas a preferida do pai. Mary se volta para os estudos enquanto Kitty e Lydia são fúteis e não veem a hora de casar.
“É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico precisa de uma esposa.” Pág. 9
Durante um baile, o Sr. Bingley conhece Jane Bennet, a filha mais velha e mais bonita da família, e fica totalmente encantado por ela. Lizzy, segunda filha da família conhece o Sr. Darcy, amigo do Sr. Bingley e que chama muita atenção das moças. Entretanto, para ele, nenhuma das moças presentes merecem uma segunda olhada. A partir disso, Lizzy passa a detestá-lo, julgando-o como a pessoa mais orgulhosa do mundo.

Bingley e Jane se tornam cada vez mais próximos e é evidente que eles se gostam. Por consequência, Lizzy acaba encontrando muitas vezes com Darcy e são esses encontros que irão mudar a sua visão sobre ele e também a dele sobre ela.
“O orgulho (...) é um defeito muito comum. Por tudo o que já li, tenho certeza que é muitíssimo comum mesmo; a natureza humana tem uma inclinação especial para esse defeito, e pouquíssimos dentre nós não nutrem um sentimento de complacência para consigo mesmos (....). Vaidade e orgulho são coisas diferentes, embora sejam palavras usadas muitas vezes como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho está mais ligado à opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, ao que os outros pensam de nós.” Pág. 30
O livro é narrado em terceira pessoa e não possui tantos diálogos como estamos acostumados, o que pode incomodar algumas pessoas e tornar a leitura densa. Mas isso se deve à forma como Jane Austen cria suas histórias e seus personagens, sendo muito descritiva e conectando o leitor à história. Durante a leitura achei algumas cenas muito desnecessárias e que tinha coisa mais importante para ela retratar, porém, tudo no final acaba fazendo sentido e sendo importante para o desenrolar da história. Além disso, Jane faz várias críticas à sociedade inglesa da época, mostrando que, assim como a personagem principal, ela era a frente do seu tempo.

O romance é desenvolvido com maestria. Tudo acontece da forma certa e acompanhamos o sentimento crescendo nos personagens. As primeiras impressões vão se modificando a partir do momento que os personagens começam a revelar suas qualidades e como realmente são.

Uma verdadeira obra prima da literatura mundial, com personagens completos e um romance atemporal.

Veja Também

10 comentários

  1. Oi, Bianca!
    Eu comprei esse livro tem algum tempo, mas ainda não li. Só sei que desse ano ele não passa!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Olha, esse é um dos meus clássicos favoritos e eu sou meio apaixonada pelo Darcy, então sempre serei suspeita para falar desse livro. Apesar dos poucos diálogos, gosto tanto do modo como a Austen desenvolveu esse livro que não me incomodo por isso. E amo ver como a história dos dois vai sendo construída através da desconstrução das impressões iniciais que tiveram um a respeito do outro. Adorei a resenha!

    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
  3. Acredita que nunca li esse livro?!!!
    Vi o filme é como romance não é muito a minha praia nunca me preocupei em LER a obra. Deveria né? Quem sabe um dia eu me aventure. Gostei da sua resenha.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  4. Oi Bianca,

    Esse é um dos livros que mais adoro e um dos que puxaram os outros, o que fez querer ler mais clássicos. É um livro que não fica velho, que qualquer um pode se identificar com algo e que mexe, faz refletir e se apaixonar. Leia todos os da Jane que você vai gostar. =)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Acredita que não li esse livro ainda? Ok, talvez eu seja a única pessoa desse mundo que ainda não leu, eu sei. Adorei a resenha e tentarei lê-lo em breve!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    nossa o melhor livro dela. O filme então... Maravilhoso!
    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ahhh Jane Austen! Como não suspirar com o Darcy? Um clássico, com certeza! Adorei o post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi
    eu ainda quero ler esse livro que falam tão bem, quero conhecer a escrita da Jane, mas conheço essa história, gostei da resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie, Tudo bom?

    Eu amo Orgulho & Preconceito, ele é sem duvidas um dos meus livros favoritos, a escrita de Jane é muito envolvente.
    Adorei ler sua resenha e fico muito feliz que também tenha gostado da leitura!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu moooorro de vontade de ler esse livro mas tô sempre adiando aleitura pois não tomei vergonha na cara para comprar meu exemplar. rs
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações