[Resenha] Os Humanos de Matt Haig

terça-feira, maio 31, 2016

Título: Os Humanos (skoob)
Título Original: The Humans (goodreads)

Autor: Matt Haig
Editora: Jangada
Páginas: 312
Ano: 2016

Quando um visitante extraterrestre chega à Terra, suas primeiras impressões da espécie humana são pouco positivas. Ao assumir a forma do professor Andrew Martin, da Universidade de Cambridge, o visitante está ansioso por cumprir a tarefa macabra que lhe foi incumbida e voltar rapidamente para seu planeta. Ele se sente enojado pela aparência dos humanos, pelo que eles comem e por sua capacidade de matar e guerrear. Mas, à medida que o tempo passa, ele começa a perceber que pode haver mais coisas nessa espécie do que havia pensado. Disfarçado de Martin, ele cria laços com sua família e começa a ver esperança e beleza na imperfeição humana, o que o faz questionar a missão que o levou à Terra.
Um extraterrestre chega a Terra com o objetivo de destruir as descobertas do Professor Andrew Martin sobre a teoria Reimann. Por muito tempo, pessoas tentaram explicar o padrão aparentemente aleatório dos números e, em 1859, Reimann declarou que havia um padrão, que a distribuição de números primos não era aleatória.

Andrew Martin era um matemático, marido de Isobel e pai de Gulliver, que dedicou sua vida a resolver esse enigma até então insolúvel. A solução desse problema matemático traria avanços em todos os campos, podendo colocar o universo em perigo, já que os humanos têm a fama de serem violentos e gostarem muito de guerras e não estaríamos preparados para tamanha sabedoria.

Então, os anfitriões, seres mais evoluídos do que nós, levam Andrew Martin para destruí-lo. Entretanto, Andrew deixou vestígios da sua descoberta na Terra que precisam ser eliminados, incluindo filho, mulher e amigos. Essa agora é a missão de um vonadoriano, sem nome, que tomou o lugar, fisicamente, de Andrew.
“Um número primo é forte. Ele não depende de outros. É puro e completo e nunca enfraquece. Você precisa ser como um número primo. Não deve enfraquecer, precisa distanciar-se, e não deve mudar depois de interagir. Você deve ser indivisível.” Pág. 80
Os vonadorianos não tinham emoções, apenas a tecnologia a seu favor. Não precisam de carinho ou família. Trabalhavam pela preservação da sua espécie utilizando a matemática. São solitários e imortais.

Quando chega a Terra, fica assustado com os terríveis traços dos humanos e perdido com tamanha falta de tecnologia. Diversas coisas que para nós são normais, como vestir roupas, para ele é, literalmente, coisa de outro mundo. Entretanto, ele passa a observar e imitar o modo como os humanos agem, conseguindo se adaptar e começar a cumprir sua missão.

Agindo como um humano, fazendo coisas que os humanos costumam fazer, ele começa a perceber que nem todos os humanos são violentos e ruins e que a nossa espécie pode ter muito mais a oferecer, que ainda há esperanças.

Um livro sobre a beleza da vida, o significado das pequenas coisas e o que realmente nos torna humanos e nos difere de outros seres. Também faz o leitor pensar sobre a existência de vidas extraterrestres e a nossa capacidade de descobrir coisas novas e como essas descobertas nos afetam. E todas essas questões profundas são narradas com leveza e de uma forma divertida.

Veja Também

5 comentários

  1. Oi, Bianca!
    Um amigo meu ficou de me dar esse livro e até hoje espero haahhahaha
    Esse livro tem cara de ser aqueles que te dão alguma lição.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Eu não conhecia o livro, mas assim que li a sinopse já me deu vontade de ler. Parece uma leitura gostosa e interessante.
    Adorei a resenha!!


    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bianca!

    Já li algumas resenhas positivas do livro e o pessoal geralmente concorda com vc, parece ter uma história bem tocante

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oii, eu havia solicitado este livro para a editora, mas acabei não recebendo, acho que irei comprá-lo pois, fiquei curiosa pela trama, além de nunca ter lido nada sobre E.T. fiquei com a impressão de ser um livro leve e emocionante...

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É um tipo de história que não somos acostumados á ler, mas já vi algumas resenhas desse livro e acho que o enredo pode ser bem bacana :)


    beeijão ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações