Resenha: A Menina que não Sabia Ler - John Harding

sexta-feira, julho 22, 2011

A Menina que não Sabia Ler de John Harding


Editora: LeYa
Número de páginas: 288
Classificação: 5/5
Onde Comprar: Submarino | Livraria Cultura | Livraria Saraiva

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Órfã de pai e mãe, Florence e seu irmão Giles, cresceram em Blithe House, na mansão distante da cidade que pertence ao seu tio: o único parente vivo que possuem. Eles nunca conheceram esse tio, pois a única coisa com a qual ele se importava era em pagar as contas e contratar criados para cuidarem das crianças e, dessa maneira, foram criados pela governanta, a Sra. Grouse. Nunca tiveram, também, informações sobre a morte de seus pais.

O pior de tudo é que Florence é proibida de ler, ao contrário de seu irmão. Isso porque seu tio tem opiniões severas quanto à educação das mulheres (a história se passa em 1891). Porém, isso muda quando ela descobre a grande biblioteca da mansão, o coração frio da casa, esquecido por todos, exceto por ela, que burlou todas as regras da casa para ler os livros e passar horas e horas lá.

Devido à quantidade enorme de livros que Florence lê, o vocabulário dela é diferente do de uma menina de 12 anos, para alguém que não teve educação, como o seu irmão. Bastante inteligente, ela descobre o gosto pela literatura e pelos clássicos.

Depois de nos contar como é a vida dela em Blithe, conhecemos Theo, que morava em Nova York, mas ia para Nova Inglaterra apenas no verão para fugir do calor da cidade e como naquele lugar não havia muita distração sobrou para Florence o papel. No início, pensei que teria um romance, mas me enganei. O Theo foi essencial em algumas cenas, principalmente no final e para dar um toque mais engraçado à trama.

Após a morte misteriosa da Sra. Whitaker, a preceptora de Giles, chega uma nova, mandada pelo seu tio, a Srta. Taylor. Uma mulher misteriosa, mas bastante amorosa com Giles. Porém, Florence vê algo estranho nela, ela tem certeza que a Srta. Taylor quer levar o seu irmão embora. E é assim que Florence passa a investigar a nova preceptora, pois seu irmão é tudo o que tem e acabará fazendo de tudo para que isso não aconteça.

O final é surpreendente, estava achando uma coisa e depois foi outra totalmente diferente. Acontece uma grande reviravolta e você não sabe mais quem está falando a verdade, quem está mentindo e isso me vez ficar presa ao livro para saber o que vinha depois. Senti diversos sentimentos durante a leitura: compaixão, raiva, angústia, nervoso, confusão, tristeza; sério, senti tudo o que a Florence sentia e achei genial como o autor conseguiu fazer isso. Li sem muitas expectativas, apenas gostei da sinopse e me apaixonei pela capa (admito que comprei mais por causa da capa haha). Recomendo que leiam para saberem do que eu estou falando, só espero que não se decepcionem com o final, pois ele pode causar uma revolta haha.

Booktrailer:

Veja Também

11 comentários

  1. A capa é linda mesmo ^^
    Adorei a hiatória, isso que não sou muito chegada em histórias de época, sua resenha me convenceu ^^
    Beijos querida
    Bruna
    http://desbravandohistorias.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah, tenho esse livro a um tempinho, confesso que também comprei pela capa 'Haha. Porém vi tantas criticas negativas que fui adiando a minha leitura e até hoje ainda não li :s Enfim, adorei a sua resenha.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu estou há um tempão a fim de ler este livro! Primeiro que o título e a capa são lindos né? E quando li a sinopse me interessei mais ainda! Agora lendo sua resenha fiquei mais atraída pela leitura! Eu ia comprar o livro nas Lojas Americanas daqui por R$ 19,90 mas não sei se está caro... :$

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha (: Eu não sei se quero ou não ler esse livro UASHAUHS Tenho uma briga com ele (?). Mas sua resenha falou bem e talvez agora ele ganhe alguns pontos a mais. Fora que eu adoro essa capa, muito linda *-*

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  5. Tbm acho linda essa capa. E tbm foi ela que me fez ter vontade de ler o livro.
    Mas adorei a resenha, me fez ficar curiosa com o final =/ Quero ler *-*
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Há tempos tenho uma curiosidade ENORME em relação a esse livro. A capa também me chamou a atenção desde o primeiro momento em que a vi. Este é um daqueles livros do qual me lembrarei ao planejar minhas comprinhas literárias; ainda o lerei, com certeza.

    Bj,
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Morro de vontade de ler esse livro, acho que ele tá marcado como Vou ler e Desejado no meu skoob desde que fiz a conta.
    Se eu já li alguma sinopse dele, foi há muito tempo e eu não lembro. Adorei a sua, não sabia tanto sobre a história e agora que conheço mais, a vontade só cresceu!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Tenho vontade de ler, entrei no book tour desse livro mas a menina fez uma confusão e nem sei a quantas anda uma pena mesmo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Todo mundo me fala para ler este livro, eu simplesmente não vou resistir, haha. Gostei do resumo, parece bom. Vou ler *o* Beijos

    Rachel Lima
    http://etcoetra.blog.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoro a capa desse livro, é super a cara de nós que somos loucas por livros.
    Faz tempos que vejo esse livro na livraria, assim como "a menina que roubava livros", e até hoje não me aventurei por eles. Mas tenho muita vontade de ler, e sua resenha só deu mais vontade ainda!

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu fui uma das que ficou revoltada com o final. No geral, gostei do livro, é uma história que prende, mas confesso que me pegou de surpresa toda a reviravolta da trama. Queria que tivesse terminado um pouco diferente...

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Postagens Populares

Visualizações