Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

segunda-feira, abril 23, 2012

Jogos Vorazes (Jogos Vorazes #1) por Suzanne Collins



ISBN: 9788579800245
Editora: Rocco
Número de páginas: 400
Ano de Lançamento: 2010
Classificação: 5/5 
Onde Comprar:


Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Desastres, secas, tempestades, incêndios, elevação do nível dos mares que engoliu uma grande quantidade de terra, uma guerra brutal pelo pouco que havia restado da América do Norte. Se erguendo das cinzas, surge Panem, uma resplandecente Capital de trezes distritos unidos que trouxe paz e prosperidade aos seus cidadãos.

E então, houve um levante dos distritos contra a Capital. Doze distritos derrotados, o décimo terceiro destruído. Para garantir a paz, foram criadas novas leis e, como punição pelo levante surgiu os Jogos Vorazes. Cada um dos doze distritos deve fornecer um garoto e uma garota – tributos - para participarem. Os vinte quatro tributos serão aprisionados em uma arena e deverão lutar até a morte. O último tributo restante será o vencedor. 

Katniss Everdeen, nossa protagonista, órfã de pai, mora no Distrito 12 com sua mãe e irmã. Apesar da pobreza e da fome que assola o distrito, Katniss tenta se virar e ajudar a sua família, já que sua mãe deixou de ser a mesma após a morte do marido.

Então chega o dia da Colheita e, entre tantas que poderiam ser escolhidas, acaba que Prim, a irmã de Katniss, é a sorteada. Como meio de protegê-la, Katniss se oferece para ir em seu lugar. O outro tributo masculino é Peeta Mellark, um menino que ela há algum tempo conhecia, mas não gostava de lembrar o motivo.

E assim, eles vão para a Capital, se preparar para os jogos e serem apresentados para todo o país. Eles contarão com a ajuda de Effie, representante do Distrito 12, Haymitch, único tributo do Distrito 12 a vencer os Jogos Vorazes, Cinna (<3) e Portia que são os estilistas de Katniss e Peeta.

“Como deve ser, imagino, viver num mundo onde a comida surge com um apertar de botões? Como eu passaria as horas que dedico vasculhando a floresta em busca de sustento se a comida fosse assim tão fácil de se conseguir? O que eles fazem o dia inteiro, essa gente da Capital, além de decorar os próprios corpos e esperar cada novo suprimento de tributos que vão morrer para garantir a diversão deles?” pág. 73
O livro é dividido em três partes e sem dúvida que fica mais emocionante a cada parte. Principalmente quando os Jogos começam, a busca de Katniss por água, comida e abrigo, tentar se proteger dos outros tributos e dos perigos que a própria arena possui. Toda essa atmosfera me deixou tensa para querer saber mais e mais, ficava pensando onde estava Peeta e ele e a Katniss teriam que se enfrentar, e tentava imaginar como seria caso isso acontecesse!

A narrativa flui facilmente e prende o leitor. E minha cabeça deu um nó com o final, tive que parar e refletir um pouco o sentimento e as ações de cada personagem. E isso só me fez ficar ainda mais ansiosa pelos próximos livros!

Não vou falar muito do Peeta porque, apesar de achar ele um fofo, não tenho muita certeza do que eu acho, já que não tenho certeza se ele foi 100% sincero. Ok, parei por aqui antes que eu solte algum spoiler rs. E ah, tem o Gale, mas ele fica meio de lado no livro, apesar de ser o melhor amigo da Katniss e provavelmente nutre algum sentimento por ela.

E preciso contar a vocês que eu terminei de ler Jogos Vorazes na sala de cinema, enquanto esperava o filme dele! Só para vocês terem noção do quanto que eu estava curiosa para assistir o filme que não me decepcionou <3

Booktrailer



Feliz Jogos Vorazes! E que a sorte esteja sempre a seu favor!

Veja Também

12 comentários

  1. Terminou o livro na sala de cinema??!!! HAHAHA. Eu nunca tinha ouvido falar de algo parecido. Gostei.
    Eu amo muito a trilogia de Jogos Vorazes, quando li este livro sofri, chorei, fiquei feliz em alguns momentos, enfim, foram muitas emoções.

    ResponderExcluir
  2. Bia queria muito ler a resenha mas estou evitando por medo de saber demais sobre o enredo kkkkk
    bjosss

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Resenha fantástica, muito boa mesmo.
    Adoro o jeito que você escreve a resenha e nos apresenta, com sua sinceridade e sua ótima escolha literária.
    Continue sempre assim.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bianca!
    Eu AMEI Jogos Vorazes, tanto que li a trilogia em apenas um mês! :)
    O filme é maravilhoso, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca!
    Lindo blog!
    Eu quero muitooo ler Jogos Vorazes!!!
    Ainda não vi o filme, pois quero ler primeiro, depois da tua resenha, fiquei mais interessada ainda!

    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  6. Eu li e adorei!

    Parabéns pela Resenha ;)

    E passando para avisar que te indiquei para o meme 11 coisas, tudo bem? ;)

    De uma olhada: http://livroslovers.blogspot.com.br/2012/04/meme-11-coisas.html

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei jogos vorazes, o em chamas é ainda melhor! :)
    Só queria ter lido o livro antes de assistir o filme, mas tudo bem... rs

    ResponderExcluir
  8. Terminou de ler o livro na sala de cinema? Hehe, isso é novo pra mim. Eu ganhei o box com os três livros e estou curiosíssima pra ler, mas ainda não tive tempo. Quero ler nas férias de julho, e sei que vou amar! rsrs.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. O filme foi totalmente excelente, eu gostei tanto, que o próximo livro que eu vou comprar vai ser com certeza esse.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ei Bianca!

    Concordo com você, eu lembro que quando li JV fiquei louca para que os Jogos começassem logo, e não me decepcionei, porque foi ficando melhor a cada linha.
    Ah, tadinho do Peeeeeeeta! Desconfiando do moço, coitado... kkkkkkkkkkkkk
    Eu terminei de ler a trilogia e é sim muito boa. Leia Em Chamas o mais rápido possível, é o melhor da série!

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  11. Bah, que linda resenha, ainda quero ler Jogos Vorazes logo, não quer ver o filme antes de ler :/ rs

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  12. Terminou o livro NA SALA DO CINEMA?! SAHUSAHSUH' Cool, cool, cool! Mas vamos lá, Jogos Vorazes é sensacional, não é mesmo?! Já li a trilogia e amo! O filme também não me decepcionou em NADA!
    Como você falou o livro vai ficando melhor a cada parte! Não consegui largar até terminar! Ótima resenha, abraço!

    http://www.livreiromaluco.com/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Postagens Populares

Visualizações