Resenha: Estilhaça-me - Tahereh Mafi

sexta-feira, maio 25, 2012

Estilhaça-me (Shatter Me #1) por Tahereh Mafi

ISBN:  9788563219909 
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 304
Ano de Lançamento: 2012
Classificação: 5/5 
Onde Comprar:

 
Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar. Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela. Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo. Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos. "Estilhaça-me" é um romance fantástico, que intriga, angustia e prende o leitor até a última página com uma história surreal que mistura amor, medo, aventura e mistério e traz um desfecho surpreendente.    

Não temos mais estações propriamente ditas. Os animais estão morrendo, os pássaros não voam, as colheitas são difíceis de obter, as flores quase não existem. O tempo não é confiável. Às vezes os dias de inverno atingem 33 graus. Às vezes neva por razão nenhuma. Não conseguimos mais produzir alimento suficiente, não conseguimos mais manter a vegetação suficiente para os animais, e não conseguimos alimentas as pessoas com aquilo que elas precisam. Nossa população estava morrendo a uma taxa alarmante antes de O Restabelecimento tomar o comando com a promessa de que tinham uma solução. Os animais estavam tão desesperados por comida que estavam dispostos a comer qualquer coisa, e as pessoas estavam tão desesperadas que estavam dispostas a comer animais envenenados. Estávamos nos matando na tentativa de permanecermos vivos. Os elementos naturais estavam em guerra uns com os outros porque abusávamos de tudo. Abusávamos de nossa atmosfera. Abusávamos de nossos animais. Abusávamos de nosso semelhante.
O Restabelecimento prometeu que consertaria as coisas. No entanto, mesmo que a saúde humana tenha encontrado um pouquinho de alívio sob novo regime, no fim das contas morreram mais pessoas de uma arma carregada que de estômago vazio.

Juliette Ferrars tem um poder. Seu toque pode ser letal. Ignorada pelos pais, incompreendida pela sociedade, ela foi trancafiada por quase um ano com a companhia apenas de uma caneta e um caderno. Até que a chegada de um companheiro de cela irá mudar o rumo da sua história.

Ela sempre foi tratada como uma aberração, uma maldição, um monstro. Seus colegas da escola a tratavam mal, ninguém falava com ela e sempre foi muito sozinha. O que a tornou uma garota insegura, desconfiada e são perceptíveis tais sentimentos durante a narrativa.

Adam Kent, o garoto da sua escola que também tinha problema com os pais e era o único que o a via como uma aberração e seu companheiro de cela, é também um soldado do Restabelecimento. Então, ficará a dúvida para Juliette: confiar ou não nele?

Parece que Warner, chefe do Restabelecimento, tem alguns planos para ela. Uma missão de controle e poder, mas Juliette não quer fazer parte disso, ela não quer machucar ninguém. E a tentativa de Warner em convencê-la vai se tornando obsessiva. Ele quer fazê-la acreditar que é um monstro e que ela não tem escolha, a não ser juntar-se a ele.

De início a narrativa é bastante confusa o que remete ao leitor um erro de edição, mas pelo contrário, a falta de pontuação, de vírgulas durante a narrativa atribui-se aos sentimentos da personagem que, no início do livro, estava confusa, insegura. No decorrer da leitura, é perceptível o amadurecimento de Juliette e com isso da narrativa, pois ela estará mais confiante, segura de suas decisões. 


Booktrailer

Veja Também

13 comentários

  1. Ei Bia!

    Estilhaça-me é um livro que lerei na primeira oportunidade, sem dúvidas!
    A história parece ser muito boa, e eu achei bem legal isso de faltar vírgulas e pontos pela confusão da Juliette *.* haha

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  2. Foi minha primeira distopia e super amei esse livro, Gosh, li ele em um dia praticamente, muito bom mesmo ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  3. Oi Bianca!
    Eu terminei de ler esse livro semana passada, mas não consegui gostar dele, justamente por causa da narrativa confusa...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Não vou ler, não vou ler, não vou ler! Me desculpa sua linda, mas você não tem noção do quanto eu quero ler esse livro e recebi ele na semana passada, mas tenho que acabar alguns outros pra começar esse, então, não quero ler nenhuma resenha até lá, nenhuma mínima coisa sobre o livro porque se não vou explodir de curiosidade! Estilhaça-me parece maravilhoso! E eu adorei demais o booktrailer, por isso não quero estragar nenhuma surpresa que eu possa vir a ter. Mas prometo que quando acabar de ler ele, venho aqui ler sua resenha linda e comentar uma super opinião viu?
    rsrs. Obrigada pela passadinha lá no blog e já tem postagem nova, quer ver?
    Beijos.
    http://comaliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quando eu li, já sabia sobre esses lances de escrita da autora, por isso não me incomodei - muito pelo contrário, achei que foi algo genial na história. Podemos perceber a evolução da personagem muito através disso, como você mesma disse. Esse book trailer é incrível mesmo, né? Hehe! Mal posso esperar pelo próximo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Estava falando agora mesmo desse livro, participei de não sei quantas promoções e não ganhei ele rsrsrsrs
    Acho que vou ter que comprar, mas só de ler Trilogia, meu bolso chora rsrsrsr
    bjocas

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu gostei do livro, foi uma leitura divertida, gostosa de se fazer, mas não vi tudo isso que muita gente viu, como comparar ele a Jogos Vorazes ou dizer que é o livro do ano. O livro é bom, sabe? Mas só. NA MINHA OPINIÃO, obviamente, haha. Gostei da sua resenha, que ótimo que gostou!

    Beijos | Mulher gosta de falar

    ResponderExcluir
  8. nossa me lembrou bastante a Rogue do x-man nessa sinopse haha, mas ainda assim parece um otimo livro

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Bianca!
    Gostei bastante de "Estilhaça-me"! Não vejo a hora de ler a continuação da saga! :)
    Beijos!

    Biih
    http://hellostar.org

    ResponderExcluir
  10. Realmente no início o estilo de narrativa pode confundir um pouco, mas logo dá pra pegar o jeito mesmo. Esse método usado pela Tahereh combina demais com o enredo e personagem.

    Amei Estilhaça-me, estou doida pela continuação *-*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura

    ResponderExcluir
  11. Olá (:
    Tenho muita vontade de ler esse livro e já é a segunda resenha dele que eu leio hoje, acho que é um sinal para eu ler logo UASHAUSHAU Adorei.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  12. OI Bianca!
    Essas frases pensadas e não ditas, eu achei ótimo. Não me senti confusa. Adorei o Adam, ele e um fofo. O Warner é um ótimo personagem e promete para os próximos livros. Julliet, também é ótima. O book trailer também é muito bom!

    Beijos:D
    http://ensaiosdeumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Bianca!
    Estou com o livro aqui para ler, mas ainda não tive tempo de pegar. Muitos falam que o livro é ótimo, mas que esse começo parece meio confusos pelos pensamentos da personagem.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações