Resenha: A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón

sexta-feira, abril 12, 2013

A Sombra do Vento (O Cemitério dos Livros Esquecidos #1) por Carlos Ruiz Záfon


ISBN: 978856028094
Editora: Suma de Letras
Número de páginas: 400
Ano de Lançamento: 2007
Classificação: 
Onde Comprar: Saraiva | SubmarinoCultura

A Sombra do Vento é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias. Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de "A Sombra do Vento", do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.
Acho engraçado como é difícil falar ou escrever sobre um livro que gostei muito. E como é difícil expressar todos os sentimentos que passaram por mim. Com A Sombra do Vento foi assim e está sendo assim, nesse momento em que escrevo está resenha. Mas afinal, do que se trata o livro?

A Sombra do Vento irá contar a história de Daniel Sempere, órfão de mãe, que é apresentado ao Cemitério dos Livros Esquecidos pelo pai, uma biblioteca em que estão guardados aqueles “livros dos quais já ninguém se lembra, os livros que se perderam no tempo”. Então, vagando pelo enorme lugar, Daniel encontra “A Sombra do Vento” escrito por Julián Carax. Satisfeito com a sua escolha, leva o livro para casa e, sem que percebesse, já tinha mergulhado completamente na história.

Na procura por mais livros do Carax, Daniel conhece a vida cheia de mistérios, amores, tragédias e livros queimados de Julián que irá se mesclar com a história tão complicada quanto de Daniel.
Ele teria gostado de saber que alguém queria mantê-lo vivo, que se lembrava dele. Ele costumava dizer que nós existimos enquanto alguém se lembra de nós.” Pág. 143

Zafón tem uma narrativa incrível, que toca os sentimentos do leitor. O livro tem todo um mistério por trás da vida de Carax e, no final, Zafón ata todas as pontas, não deixando dúvidas e termina o livro de maneira magistral. 

“- Pois bem, esta é uma história de livros.- De livros?- De livros malditos, do homem que os escreveu, de um personagem que fugiu das páginas de um romance para queimá-los, de uma traição e de uma amizade perdida. É uma história de amor, de ódio e dos sonhos que moram na sombra do vento.” Pág. 147
Então, é isso. Acho que não consegui mesmo expressar o quanto gostei desse livro, mas recomendo-o para quem, assim como eu, gosta de um bom mistério solucionado e é também apaixonado por livros, afinal de contas, a história se desenvolve por causa de um livro. Quem ainda não leu, não sabe o que está perdendo!
Bea diz que a arte de ler está morrendo muito aos poucos, que é um ritual íntimo, um livro é um espelho e só podemos encontrar nele o que carregamos dentro de nós, que colocamos nossa mente e alma na leitura, e que esses bens estão cada dia mais escassos.” Pág. 396

Veja Também

11 comentários

  1. Olá.
    Ainda não li nenhum livro desse autor, mas vejo ótimos comentários, então é bom eu gostar quando ler UAHSAUHSUA Adorei a resenha. É complicado mesmo escrever resenha dos livros que gostamos muito. Parece que nunca vai ter palavras suficientes para expressarmos todo o nosso amor UAHSUAH :D

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia!
    Eu morro de curiosidade pra ler Zafón mas, sempre que penso em começar, aparece outro livro na lista! Eu tenho "A sombra do vento" mas acho que começarei por "O príncipe da névoa". A sinopse de todos os livros do Zafón me encantam! Espero ter a chance de conhecer Daniel e os personagens do livro "A sombra do vento" de Carax! =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sempre fui curiosa em relação a esse livr, ainda mais quando li a resenha e sinopse dele. Meu amigo me indicou e ameiiiii.
    Ótima resenha, :D

    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada do Zafón por pura preguiça, já que as sinopses sempre parecem legais!

    ResponderExcluir
  5. É sempre assim quando a gente gosta tanto de um livro! Sempre acontece comigo e eu fico tentando formular uma resenha e NADA!
    Mas isso quer dizer uma coisa: que o livro nos encantou tanto que nem palavras a gente tem pra descrever. <3 É por isso que eu vou ler IMEDIATAMENTE esse livro. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. A sinopse não me interessou muito, mas pela sua resenha o livro parece ser realmente bom, gosto de mistérios e de livros que envolve o assunto livros! Hahaha
    Já ouvi muito bem sobre o autor, mas não li nenhum livro do mesmo.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  7. Sou louca para ler um livro do autor. Já li sobre várias obras e na sua maioria eram elogios e mais elogios. Logo, minha curiosidade é justificável, certo!? hehe
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  8. Lembro até hoje que foi o meu professor de biologia do terceiro ano que me indicou esse livro. O Carlos é um autor realmente bom, que sinceramente, me comoveu muito com esse livro tão... Solitário. Afinal, quem que leu esse livro não ficou curioso com o Cemitério dos Livros Esquecidos? Um must read!

    www.escolhendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  9. A sombra do vento é um doce literário devia ser doado para todo mundo o livro é incrível um dos melhores que eu já li.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já li a obra, e realmente é um livro fascinante que nos prende o tempo todo a continuar lendo.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações