[DICA] TBR Book Jar

segunda-feira, janeiro 19, 2015

Oi gente!
Como vão de ano novo? Espero que bem! No final de 2014 eu sumi e peço desculpas por isso, mas foi por uma boa causa: estudos. Mas agora estou de férias e tentarei me organizar para que o blog não fique parado em 2015. Hoje trago para vocês meu primeiro projeto de 2015 (que provavelmente vai durar por muitos anos), o TBR Book Jar. Faz algum tempo que ele existe e não faço ideia de quem o criou, mas essa semana, vi em um blog e me inspirei para fazer um, já que ano passado meu Desafio Literário foi por água abaixo. 
Mas então, o que é o TBR Book Jar? TBR vem de To Be Read e, na tradução literal, significa Jarra de Livros para Ler ou algo semelhante. Nele irá conter todos os livros que você possui, mas que ainda não leu. 

Para fazer um TBR Book Jar você vai precisar de um jarro ou qualquer tipo de recipiente e papéis (eu utilizei post-its coloridos). Faça uma lista de todos os livros que você tem (não vale livros que você gostaria de ler, mas que não os possui) e escreva em tirinhas de papel. Dobre-as e coloque no jarro. Depois, é só ir sorteando um papelzinho e ler o livro escrito nela (não vale sabotar o sorteio, ein?!). Caso você possua séries completas ou mais de um livro da mesma série não lido, coloque apenas o primeiro livro da série ou o volume que você parou e após a leitura acrescente o livro seguinte no jarro. 

Minha TBR Book Jar
O legal desse projeto é que ele não tem um prazo (já que a cada livro novo, vou adicionando mais papeizinhos no jarro), eu faço as regras da periodicidade do sorteio e é ótimo para decidir o que ler em seguida. Além de ser uma ótima decoração para a sua estante! 

Espero que tenha gostado da dica! 

Veja Também

10 comentários

  1. melhor ideia dos tempos, ajuda a tirar aqueles livros encalhados e o participante ainda brinca com a sorte, pois como é sorteio cada livro é uma surpresa diferente
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acho os TBR Book Jar super bacanas, mas pra mim não deu muito certo. Vou fazer um novo agora, mas vou colocar apenas os livros da minha meta de leitura para 2015, pelo menos os dos autores parceiros. Acho que super ajuda quem tem uma estante repleta de livros não lidos e não consegue decidir as próximas leituras.
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já conhecia esse projeto, mas ainda não tentei realizá-lo, às vezes não me sinto no 'clima' pra ler certos livros, sabe? Aí escolho um por... sei lá, outro motivo. haushaus' Mas acho que tentarei fazer o TBR esse ano <3 O seu jarro já tem bastante papel *O*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie ! Não conhecia esse projeto ainda, e achei bem interessante. Ótimo para pessoas indecisas, como eu. Tenho uma lista enorme de livros que pretendo ler, e alguns vão sempre ficando para o final porque aparece outro que parece mais interessante.
    Acho que vou aderir ao projeto.
    Beeijoo!!!

    Grazy
    meusantidotos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu conheci esses dias o que era o TBJ e fiquei encantada.
    Acho melhor do que metas fixas e rígidas de leitura. Fora que fica lindo, né?
    Acho que vou fazer um para mim.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bianca, tudo bem?
    Vi a ideia da TBR em alguns blogs. Acho a ideia o máximo, mas - não sei porque - ainda não fiz uma...rs. Seria o medo de tirar um livro que eu não gostaria de ler agora?! Não sei...rs.
    A sua TBR ficou linda!

    Beijocas,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Também já vi em alguns blogs e sempre falo que vou fazer e acabo nunca fazendo hehe
    Ficou muito bonito o seu, super colorido *--*
    Vou ver se crio coragem e faço um também. O problema é que eu não sei se vou querer o livro sorteado, e depois sabotar perde o sentido =/
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Oi linda, tudo bem?
    Eu também tenho uma jarrinha dessas e adoro! Ela já me fez ler muito livro que estava encalhado na estante e que eu não tinha a menor previsão de ler.
    A sua está super lindinha!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu tbm quero ferias ... hahaha ... acho lindo e legal esse projeto, mas acho que vou fazê-lo somente depois de ler alguns livros que são minhas prioridades ;) a sua jarra ficou linda!!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Bianca!
    Às vezes fica complicado conciliar as obrigações, né? Super te entendo. Seja bem-vinda de volta!
    Eu já vi a ideia do TBR Book Jar e vi algo parecido pra outros projetos também. Acho muito válido e, de quebra, super fofo na decoração!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações