[Resenha] O Hobbit por J. R. R. Tolkien

domingo, fevereiro 22, 2015

Título: O Hobbit (skoob)
Título Original: The Hobbit (goodreads)
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 297

Ano: 2013

O hobbit Bilbo Bolseiro leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa e de sua adega. Mas sua tranquilidade é perturbada quando o mago Gandalf e uma companhia de treze anões batem à sua porta e o levam para uma expedição. Seu plano é roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um dragão imenso e muito perigoso.



Bilbo Bolseiro tinha uma vida simples, sem aventuras ou qualquer coisa inesperada. Até que um dia, recebe a visita repentina do mago Gandalf convidando-o para uma aventura. Ou melhor, uma expedição com mais 13 anões para recuperar o tesouro dos anões roubado pelo dragão Smaug. A contragosto, Bilbo aceita a primeira aventura da sua vida.

Provavelmente você que está lendo está resenha já conhece a história desse adorável hobbit, seja por ter lido o livro ou ter assistido os três filmes baseados nele. Mas não podia deixar de dar a minha opinião aqui.

Esse foi o meu primeiro contato com uma obra de Tolkien. A narrativa dele é extremamente descritiva, fazendo com que o leitor se sinta dentro da história, vivenciando as aventuras junto com os personagens. Tolkien soube trabalhar muito bem os personagens, principalmente do hobbit, tornando muito interessante ver como a aventura com os anões amadureceu Bilbo.

Entretanto, por ser uma narrativa muito descritiva, a leitura pode ficar cansativa e monótona, principalmente quando ele se apega as paisagens naturais ou outras coisas que não afetam na história. Outro fato que me incomodou muito foi a quantidade de músicas durante a história. Acredito que seja o estilo dele, mas pulei várias músicas.

Ao terminar o livro pude perceber quanto dos filmes não existe no livro, quantos personagens e situações foram inventadas e o quão desnecessário foi fazer três filmes para um livro com 300 páginas.

Gostei de ter conhecido a narrativa de Tolkien com O Hobbit, fiquei com mais vontade ainda de ler O Senhor dos Anéis e toda a sua obra.

Veja Também

5 comentários

  1. Oiee ^^
    Tentei ler esse livro uma vez, mas não fiquei muito animada para continuar, então não passei das primeiras páginas. Acho que sou uma das poucas pessoas que não têm vontade de ler os livros desse autor *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está na minha lista de leitura a tempos, ainda não tive coragem de começa-lo justamente por ter medo de ser cansativo e eu acabar abandonando. Acho que deixarei pra ler nas proximas férias, assim terei mais tempo pra apreciar a obra. Sinto até vergonha de não ter nenhum contato com Tolkien, mas sou da época em que quem lia Harry Potter tinha que manter distância de Senhor dos anéis kkkkk.

    Beijo.
    www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive interesse em ler O Hobbit, mesmo todo mundo falando tão bem, é uma história que não tenho definitivamente vontade alguma de ler.

    Mesmo assim, parabéns pela resenha! Ficou muito boa, haha.

    Abs! Seguindo aqui <3

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Bianca, tudo bom?
    Provavelmente você vai me achar uma alienígena, mas nunca vi ou li nada do Hobbit, acredita? Nunca me interessou muito, na verdade.
    Não sou grande fã de narrações muito descritivas e minuciosas.. Como você mesma ressaltou, elas costumam ser monótonas. Tive essa experiência com Silo :/

    Grande beijo ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bianca! Tudo bem? Desde que assisti o primeiro filme de O Hobbit que eu tenho vontade de ler o livro! Já lançaram o último filme e eu ainda não li o livro, mas espero ler ele ainda esse ano! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Postagens Populares

Visualizações