[Resenha] Mau Começo por Lemony Snicket

sexta-feira, junho 19, 2015

Título: Mau Começo (skoob)
Título Original: The Bad Beginnig (goodreads)
Série: Desventuras em Série #1
Autor: Lemony Snicket

Editora: Seguinte
Páginas: 152
Ano: 2001

Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere"


A história dos irmãos Baudelaire não é nada feliz. Violet, a mais velha dos três é muito inteligente e com forte inclinação para inventar e montar aparelhos dos mais estranhos, mas sempre úteis. Klaus, é amante de livros e dono de uma memória incrível. Sunny é ainda uma bebê, possui dentes bem afiados e se faz entender por grunhidos.
“Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos. E isso porque momentos felizes não são o que mais encontramos na vida dos três jovens Baudelaire cuja história está aqui contada. ” Pág. 9
A infelicidade deles começa quando recebem a trágica notícia de que seus pais faleceram em um incêndio na mansão em que viviam. Órfãos e sozinhos, descobrem que só poderão utilizar a herança deixada pelos pais quando Violet atingir a maioridade. Até lá, terão que ser criados por algum parente próximo.

O parente mais próximo, geograficamente, deles é o Conde Olaf, um primo de “terceiro ou quarto” grau. Quando se mudam para a casa do conde, a infelicidade dos irmãos só aumenta, a partir do momento que o conde se mostra um homem cruel e assustador, que só tem interesse em colocar as mãos na herança dos Baudelaire.

Mau Começo é o primeiro livro das Desventuras em Série, composta por 13 livros. Narrado por Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler) de forma onisciente e em terceira pessoa, mas por diversas vezes ele interrompe a narrativa para dirigir-se diretamente ao leitor, o que nos aproxima mais da história. Apesar de ser voltado para o público infantil, acredito que qualquer pessoa de qualquer faixa etária irá torcer por um final feliz para os Baudelaire, pois ninguém merece tanta infelicidade assim.

Em 2004 foi lançado um filme baseado nos três primeiros livros da série, que conta com nomes como Jim Carrey, Meryl Streep e Jude Law. E está prevista para 2016 o lançamento do seriado, produzida pela Netflix. 

Veja Também

10 comentários

  1. Eu tenho que parar de querer séries de livros, acabo ficando mais pobre que já estou hahaha !! Eu ainda não conhecia essa, mas adorei, parece ser muito bom <3

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. não é bem o gênero que gosto,mais gostei muito da resenha!!
    unhas-e-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Bianca. Só ouço elogios a respeito deste autor e imagino que esta série literária dele deva ser muito boa. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Eu li essa serie toda o ano passado. Uma amiga comprou e me emprestou. Apesar do autor falar que não era uma história feliz, eu fiquei esperando que fosse hehe. Eu gostei da serie como um todo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia!

    Todo mundo fala muito bem dessa série, assistir o filme e fiquei super empolgada com o anuncio da Netflix. Quero muito ler, só não vai ser tão em breve o quanto eu gostaria, muita coisa acumulada na estante.
    Adorei a resenha!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii :)
    fiquei sabendo da produção da série e acho bem legal, já que possui muitos fãs. Eu só vi o filme e ate gostei, mas ainda não tive curiosidade para ler os livros. Essa é a primeira resenha que leio e vejo que o livro é bem aquilo que vemos no filme mesmo, certo? Qualquer hora dou uma chance a essa leitura, tem um box lindo à venda *_______*

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Já assisti o filme baseado nessa série. Nunca li os livros, mas não é por fala de vontade.
    A premissa dele é totalmente instigante. Assim que puder, vou querer lê-lo.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    #MêsDosNamoraados do Costruindo Estante. Concorra a 1 vale presente de R$ 50,00 da Saraiva.
    Participe!

    ResponderExcluir
  8. Eu comecei a ler Desventuras em Série por que amo muito o filme, e a leitura dos livros é bem agradável, até as desventuras se tornam interessantes devido aos irmãos Baudelaire cheios de coragem, estou louca pela série da Netflix!

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
  9. Se nao me engano, li o três primeiros livros há alguns anos e nao curti mto.
    Acho que o autor focava realmente na sucessao de infortunios que acontecia com os orfaos, do que na estória em si. Além disso, os livros eram mto previsíveis. Chegava a ser irritante.
    Mas quem sabe o netflix consiga fazer uma boa adaptação.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu já vi várias resenhas sobre essa série e até tenho curiosidade de ler, mas não muita. Vi o filme várias vezes, e adorei! Mas achei que era apenas o filme mesmo, até que vi as resenhas pipocarem na blogosfera. Também não sabia da série que está por vir.

    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações