[Resenha] A Máquina de Contar Histórias por Maurício Gomyde

terça-feira, agosto 11, 2015

Título: A Máquina de Contar Histórias (skoob)

Autor: Maurício Gomyde
Editora: Novas Páginas
Páginas: 192
Ano: 2014
Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.


Vinícius é um renomado autor brasileiro que batalhou muito para estar onde se encontra atualmente. Apaixonado por literatura desde a adolescência, não teve o apoio dos pais para se tornar escritor, mas encontrou no seu caminho uma esposa que o ajudou muito e uma das principais responsáveis pelo seu sucesso. Em umas das suas várias viagens para promover os seus livros, ele recebe a notícia de que Viviana, sua esposa, faleceu, sem dar adeus ao marido.
“A leucemia havia mostrado suas garras e plantado, no seio da “Família V de Verdade”, a notícia de uma derrota iminente. Diagnóstico ao acaso e tardio, evolução lenta e poderosa. Um exército avançando pelos flancos e aguardando o momento do ataque-surpresa. ” Pág. 33
Devido à carreira agitada, cheia de eventos e lançamentos, Vinicius tornou-se ausente na vida da família, perdendo vários momentos, inclusive o desenvolvimento da doença até o falecimento da esposa. Essa ausência despertou a raiva e indignação da filha mais velha, Valentina, que ficou ao lado da mãe durante todo o tratamento contra a leucemia. Valentina não entendia como o pai não largou tudo para cuidar da mãe que precisava de todo apoio da família.
“Você é um egoísta, só pensa em você! E tinha que ter largado tudo, sim, e ficado lá ao lado esperando ela morrer, segurando a mão, olhando pro rosto irreconhecível dela, mesmo que ainda levasse dez anos pra ela morrer. Todos os dias, todas as horas, minutos e segundos. Não era pra faltar em nenhum momento. ” Pág. 37
Agora, Vinícius tem que tentar reconquistar as filhas, principalmente Valentina, já que Vida, a mais nova não entendia a situação por ser muito novinha. Para se reconciliar com a família, ele programa uma viagem. Após muita resistência da filha mais velha, eles embarcam numa viagem cheia de revelações e um pai conhecendo de verdade as suas filhas.

Durante a leitura fiquei imaginando como Vinícius conseguiria reconquistar as filhas. Compreendi totalmente a raiva de Valentina (provavelmente eu agiria da mesma forma) e ganhar o perdão da filha não seria algo fácil. Para mim, uma viagem não iria resolver isso tão fácil. Mas a ideia por trás da viagem me surpreendeu bastante e foi quando fui convencida do quanto esse pai queria compensar toda a ausência na vida das filhas.

Relações familiares são sempre complicadas de se lidar ou até mesmo escrever sobre, mas Maurício Gomyde soube desenvolver muito bem os personagens e o relacionamento deles. Um livro emocionante, com diversas reflexões, tanto de aprendizado no meio familiar, quanto profissional. Além de discutir sobre escrita e literatura, com diversas referências.
“A gente não aprende lendo, aprende vivendo. E a vida, por mais que uma quantidade enorme de pessoas acredite nisso, não é feita de métodos, fórmulas, dicas ou listas de recomendações. Ela é feita de sentimentos pelas pessoas que estão ao lado, ou por aquelas que estão longe, mas que, só por pensarem na gente, já fazem toda a diferença. ” Pág. 68
A Máquina de Contar Histórias foi o primeiro livro que li do autor e espero, em breve, conhecer o restante das suas obras, pois adorei o jeito dele de escrever.

Veja Também

16 comentários

  1. oi flor, as histórias do Mauricio são demais, ele sim é uma máquina de contar histórias
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Sempre achei a capa desse livro um amor, já vi vários posts sobre ele no instagram, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre. Percebi que não só a capa é linda, mas sim o livro por inteiro. Fiquei super curiosa, já vou adicioná-lo na minha pequena grande lista de compras.

    Beijos, And!

    Blog Cantinho da And

    ResponderExcluir
  3. Olá! Esse livro está na minha lista de desejos e quero ler em breve! Adorei a sua resenha, parabéns!

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu li esse livro dele e me decepcionei um pouco, não consegui acreditar verdadeiramente nos dramas e me envolver com a história, achei meio falso e pouco crível, mas fico feliz que tenha gostado da obra.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse negócio de relação familiar é realmente complicado. Eu tenho certeza que ia chorar um livro desses do começo ao fim, porque tudo que trata de relação pai e filha me pega de jeito. Mas quem sabe um dia não tomo coragem? haha.

    Um beijo,

    A Carta Violeta.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Bianca! Estou ansiosa para ler A Máquina de Contar Histórias! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Bianca =)

    Gosto muito da narrativa do Mauricio, mas ainda não tive oportunidade de ler esse livro. Estou bem curiosa para conhecer essa história, pois tenho certeza que vou ficar encantada com ela *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bianca.
    Ainda não li nada do autor, mas tenho muita vontade de ler. Eu gosto desse tipo de história para ler de vez em quando, não sempre porque sempre choro nesses livros hehe. Parabéns pela resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhuma obra do autor, mas tenho muita vontade de conferir esse livro. Afinal, parece ser uma obra bonita e que retrata bem os dramas familiares.
    Já foi para a lista de leitura.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  10. Oi Bia!

    Nunca tive muita curiosidade em le-lo, mas gostei muito da sua resenha.
    Acho que vou dar uma chance.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii! Tudo jóia?
    Eu tenho muuuita vontade de ler esse livro. Conheço o autor, sempre to acompanhando as novidades dele e cada livro dele me causa muito interesse. Espero poder ler \o/
    Adorei a resenha.
    Bjs
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    O Mauricio parece ser um autor bem legal, fiquei interessado em ler! Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  13. Oii. Tudo bem?
    Eu sou louca para ler esse livro.
    Acho a capa tão linda!!!
    Eu também entendo a Valentina e fiquei muito curiosa para saber como o Vinicius fará para reconquistar a filha,
    Adorei a resenha!
    Beijos!!

    Priscila Gatti.
    http://www.lostgirlygirl.com/

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro, mas a história parece ser realmente emocionante. Concordo com você em relação à dificuldade de se retratar problemas familiares em livros, e devo dizer que são raros os escritores que fazem isso realmente bem. Espero conseguir ler esse livro em breve.

    Zona de Conspiração | Fanpage | Canal

    ResponderExcluir
  15. Oi Bianca!!
    Esse livro foi meu primeiro contato com a escrita do Maurício.História bem emocionante,super cativante,gostei bastante da leitura :D
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. O livro parece ser ótimo! A ideia parece que vai me fazer chorar, uma vez que eu sou muito da família.
    Gostei da resenha; as citações do livro me compraram.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações