[Resenha] Um Conto de Natal por Charles Dickens

quinta-feira, dezembro 17, 2015

Título: Um Conto de Natal (skoob)
Título Original: A Christmas Carol (goodreads)
Autor: Charles Dickens
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 146

Ano: 2003

"Um Conto de Natal" do britânico Charles Dickens (1812-1870) é uma das histórias mais famosas da literatura ocidental. O enredo nos traz a figura de Ebenezer Scrooge, um avarento homem de negócios londrino, rabugento e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Scrooge não deixa que ninguém se aproxime e rompa a sua dura carapaça, preocupando-se apenas com os negócios, o dinheiro e os lucros. No anoitecer frio da véspera natalina, ele é visitado pelo fantasma de Jacob Marley (seu antigo sócio comercial, morto há sete anos) que o repreende e anuncia que Scrooge se prepare, pois será visitado por três espectros do seu próprio passado, presente e futuro... A história da redenção do velho Scrooge vêm comovendo adultos e crianças de todas as épocas. 
Ebenezer Scrooge é homem ranzinza e avarento que não liga para a comemoração do Natal e está sempre de mal com a vida. E, apesar de ser um homem rico, é extremamente solitário. O único da família que lhe restou foi o sobrinho, o qual ele sempre afasta.

Após 7 anos da morte do seu ex sócio, Marley, Scrooge recebe a visita do fantasma de Marley que agora carrega uma grande corrente que lhe prende a este mundo, resultado de tudo que deveria ter feito pelo bem do próximo e não fez, apenas preocupado com o trabalho, assim como Scrooge. Marley o avisa que receberá a visita de três espíritos que poderão dar esperanças a Scrooge de ter um futuro diferente ao do ex sócio.
“Nenhum vento que soprasse era mais áspero que ele, nenhuma neve que caísse era mais insistente e determinada em seus propósitos e nenhum temporal podia ser mais desagradável.”
O livro foi escrito em 1843 e publicado em folhetins, durante o período vitoriano, em uma Inglaterra que já via os resultados da Revolução Industrial e uma população consumidora de jornais (único meio de comunicação da época), onde tinham acesso aos folhetins, já que livro era artigo de luxo. Dickens conseguiu, com maestria, mostrar os conflitos da época, com críticas sutis sobre o resultado do capitalismo para a sociedade.

Um livro para não esquecermos dos valores morais, da importância da família e que não adianta ter todo o dinheiro do mundo para morrer sozinho e sem ter feito nada de bom ao próximo enquanto vivo.

Um Conto de Natal foi adaptado para teatro, televisão, quadrinhos (li o quadrinho da coleção da editora DelPrado e resume bem o conto, vale a pena). O nome original do Tio Patinhas, inclusive, é Uncle Scrooge, uma clara referência ao livro. A última adaptação foi a animação Os Fantasmas de Scrooge, estrelado por Jim Carrey.

Veja Também

16 comentários

  1. Olá!
    Adorei a resenha. Conhecia o livro apenas de nome e fiquei curiosa. Vou por na lista de leitura :)
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  2. Acho que já ouvi falar desse conto, mas vou aproveitar pra ver a adaptação também! Adorei a resenha :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Projeto Rosie", vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Li a resenha só por cima porque ainda pretendo ler esse livro. Nunca li nada do Dickens (que vergonha, rsrs), mas "Um Conto de Natal" é um dos que está na minha lista. Que bom que você gostou.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Bianca
    Tudo bem?

    Menina eu adoro essa historia, serio de todas relacionado ao natal este e minha favorita! Não tive a oportunidade de ler o livro ainda, na verdade eu não sabia da existência, mas agora fiquei bastante curiosa pra ler mesmo sabendo de toda a historia! Este ultimo filme pra mim também foi um dos melhores o Jim Carrey e incrível apesar de não parecer ele HAHAHAHA
    Adorei post.
    Beijinhos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar neste conto. Sim, devo me envergonhar pois vi percebe-se logo de cara que ela é um clássico. Mas enfim... Ela parece bem interessante! Fiquei com vontade de ler.

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Bianca. Este livro é uma das obras mais aclamadas do Charles Dickens e se tiver oportunidade, pretendo lê-lo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a resenha! Vi apenas o filme e na época fiquei curiosa pra ler mas acabei esquecendo. Vou procurar com certeza :)
    bom final de semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia, é uma boa pedida pro natal haha, adorei!!

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Bianca!
    Quando eu fiz minha lista de livros natalinos conheci esse, porém não tinha referencia nenhuma dele.
    Agora me animei a lê-lo, ainda mais nessa época do ano, né?
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Bianca.
    Não conhecia este livro, mas, ao ler sua resenha, fiquei com muita vontade de conhecer a obra. Deve ser um lindo livro, ainda mais se tratando do natal, e deve nos deixar uma bela lição de vida. Gosto de histórias assim.

    Beijos,
    Tudo Online

    ResponderExcluir
  11. Oi
    eu não li o livro, mais conheço a história e já assisti filmes adaptados dessa história, inclusive o do trailer acima e gosto muito da história, pois ela nunca perde seu encanto e quem sabe algum dia eu leia ele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Bianca!
    Esse livro tem tudo a ver com essa época do ano!
    Eu ainda não li mas já conhecia a história através das inúmeras releituras. Ainda assim, quero ler o original um dia.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Bianca! Esta é minha história de Natal preferida, acho tudo tão significativo e triste.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi Bianca!
    Adoro estórias de Natal, e esta parece ser ótima mesmo, por passar tantas mensagens. Ótima resenha. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Bianca, tudo bem?

    Nunca li nada do Charles Dickens e para te falar a verdade nem lembrava da existência desse livro. Quando eu penso em Dickens só consigo lembrar de Oliver Twist e David Copperfield, não conheço os seus contos.

    O livro parece ser bem rico e parece agregar muitas coisas ao leitor. Espero ler um dia.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook
    PARTICIPE DA PROMOÇÃO NATAL LITERÁRIO E CONCORRA A DOIS KITS RECHEADOS DE LIVROS!

    ResponderExcluir
  16. ahhhh, esse é um clássico, né? Dickens consegue tocar a gente de uma forma tão especial, não tem nem palavras pra descrever... amo natal, e natal nunca é o mesmo sem um filminho ou pelo menos uma menção à essa história haha
    Beijos
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Postagens Populares

Visualizações