[HQ] Pílulas Azuis de Frederik Peeters

quinta-feira, janeiro 14, 2016

Título: Pílulas Azuis (skoob)
Título Original: Pilules Bleues (goodreads)
Autor: Frederik Peeters
Editora: Nemo
Páginas: 208

Ano: 2015

Nesta narrativa gráfica pessoal e de rara pureza, por meio de um roteiro simples e de temas universais (o amor, a morte), Frederik Peeters conta sobre seu encontro e sua história com Cati, envolvendo o vírus ignóbil que entra em cena e muda tudo, e todas as emoções contraditórias que ele tem de aprender a gerenciar: amor, raiva, compaixão. Pílulas azuis nos permite acompanhar, sem nenhum vestígio de sentimentalismo, através de um prisma raramente (senão nunca) abordado, o cotidiano de uma relação cingida pelo HIV, sem deixar de lançar algumas verdades duras e surpreendentes sobre o assunto. Apesar da seriedade do tema, Pílulas azuis é uma obra cheia de leveza e humor. Não é à toa que é considerada por muitos a obra-prima de Frederik Peeters. Uma das mais belas histórias de amor já publicadas.
Pílulas Azuis é uma HQ autobiográfica, na qual o autor irá narrar os altos e baixos de um casal que precisa lidar com a AIDS.

Frederik Peeters, conta sobre o seu relacionamento com Cati desde quando se conheceram. Entre encontro e desencontros, a atração entre os dois foi inevitável. Entretanto, Cati é soropositiva, assim como seu filho. Para algumas pessoas, esse seria um grande impasse num relacionamento, não é? Mas Frederik não encara dessa forma, pois ama Cati acima de tudo. E é assim que o autor irá nos mostrar os dilemas de uma doença cercada de preconceitos.

O objetivo de Frederik foi mostrar que, apesar de não ser fácil, é possível conviver com a doença e se relacionar com alguém que a tenha. E além disso, responder dúvidas comuns sobre a rotina de um soropositivo, afim de desconstruir a visão preconceituosa que a sociedade costuma ter sobre a doença. Visão essa, muitas vezes, criada a partir de falta de conhecimento do assunto.

Apesar de não ter gostado muito do traço, gostei da forma como o autor narrou a história, com um tom de humor e sem ser piegas e, ao mesmo tempo, sendo informativo. No epílogo, veremos a família de Cati e Fred treze anos depois e essa foi a parte que mais gostei. O traço do autor mudou e interagiu com o leitor, deixando a leitura mais interessante.

Leiam, leiam!!


Veja Também

12 comentários

  1. Olá Flor, tudo bem?

    Confesso que não sou muito fã de HQ, não tenho nada contra! Apenas não me chama tanta atenção! Mas a premissa me chamou atenção, talvez eu leia quem sabe? as vezes o que nos falta e oportunidade para termos mais conhecimento sobre certas coisas, a verdade que esses temas que tem como relação alguma doença na maioria das vezes meche com a mente o coração do leitor, e pelo visto você gostou!
    Adorei a resenha.
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bianca!
    Eu não sou uma leitora frequente de HQ. Mas confesso que chamou minha atenção pela história, não pelos traços, concordo com você que não me agradou muito nisso. Mas se a história é boa, vou dar uma chance.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bianca!
    Fiquei muito interessada com o livro, já li um que abordou o tema e me tocou muito, que foi "Depois daquela viagem"... estava querendo uma graphic pra ler, vou ver se acho essa!
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Adoro HQs *----*
    Esse eu não conhecia e o traço não é tão legal mas a história parece compensar.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a iniciativa do autor em tratar de um assunto tão polêmico de forma positiva, imagino que todos deviam ler esse livro e captar a mensagem

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Lado Feio do Amor", vem conferir!

    ResponderExcluir
  6. Oi Bianca,
    Esse selo da Autêntica tem umas HQs bem bacana.
    Eu gostei muito da proposta dessa, parece ser melancolicamente bonita.
    Espero ter a oportunidade de conhecer.

    Tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Oi Bianca!
    Vi esta HQ entre os lançamentos, há algum tempo, e gostei de conferir sua opinião. Parece ser bem leve e trazer muitas informações interessantes ao mesmo tempo. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Faz um tempo que quero ler essa HQ, adorei sua resenha, espero gostar dele também.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  9. Oi Bianca!
    Não costumo ler muitas HQs, mas essa parece ser muito boa! Gostei da dica.

    Obs: Tem sorteio novo no blog :)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Boa!
    Compartilhou com você a insatisfação com osbtracos na novel. Realmente não me agradou. Mas tenho uma curiosidade imensa de ler por causa do tema que aborda. Ifelizmente quando fui comprar já não achei em livraria nenhuma, ou seja, amanhã no clube estarei sem ele.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Tenho muita vontade de ler essa HQ, principalmente por ser uma história biográfica de um tema que eu tenho muita curiosidade. Já está na minha lista há um tempo.
    Quanto ao traço, ainda não tinha visto, mas realmente não é dos melhores.
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Achei a premissa super válida...
    Amei a ideia e fiquei com muita vontade de conhecer a história mais a fundo...
    Infelizmente nunca vi o livro por aqui, vou ficar de olho e assim que tiver uma oportunidade vou ler com certeza.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Postagens Populares

Visualizações