[Resenha] Vinte Garotos no Verão de Sarah Ockler

quinta-feira, janeiro 28, 2016

Título: Vinte Garotos no Verão (skoob)
Título Original: Twenty Boy Summer (goodreads)

Autora: Sarah Ockler
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288

Ano: 2014

Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que vocêaprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá). As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.


Anna é a melhor amiga dos irmãos Matt e Frankie. Desde pequenos não se desgrudavam, era sempre Anna e os Perino. Aos 10 anos, Anna descobriu estar apaixonada por Matt e em todo aniversário, na hora de apagar as velas, desejava que Matt finalmente a beijasse. No seu aniversário de 15 anos, o desejo se realiza. Matt a beija e eles passam a viver um romance escondido dos pais e, principalmente, de Frankie.
“Para todos os outros ele era o Matt de sempre, o grande irmão no inseparável triângulo Anna-Frankie –Matt, o menino que costumava enterrar nossas Barbies no quintal e ler histórias de aventura quando não conseguíamos dormir. Mas, para mim, ele se tornara algo mais depois que puxara meus cabelos diante da pia da cozinha. Algo diferente. Algo que jamais seria como antes.” Pág. 13
Todos os anos a família Perino viajava para a Califórnia nas férias e Anna não via a hora que essa viagem acontecesse, pois lá, Matt iria contar para Frankie sobre o romance. Entretanto, os três sofrem um acidente de carro, ao qual Matt não sobrevive. E a viagem não acontece. Agora, as meninas terão que lidar com a perda; uma se refugiando em seu diário com memórias secretas e a outra com coisas fúteis e superficiais.
“Quando alguém morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que você aprecia a preocupação delas, que a vida continua. Em segredo, elas querem saber quando a obrigação de perguntar terminará.” Pág. 75
Então, surge a ideia das meninas passarem as férias na Califórnia, lugar recheado de memórias sobre Matt e, para Anna, mais uma forma de estar em contato com ele. Para Frankie, ótima oportunidade de conhecer garotos, sugerindo a Anna que conhecessem vinte garotos. E assim, elas embarcam no Melhor Verão de Todos os Tempos.

Durante a narrativa, acompanhamos as amigas na tentativa de superar o luto, de seguir em frente, cada uma a sua maneira. Um livro sobre amizade, perdas, novas paixões e, principalmente, que a dor da perda passa e a saudade fica.
“Na verdade, as coisas não vão embora. Elas se transformam em algo diferente. Algo mais bonito.” Pág. 285 

Veja Também

9 comentários

  1. Oi Bianca,
    O início desse livro, achei meio lento, mas depois foi ficando interessante.
    E gostei da forma que terminou, não tão clichê haha

    Ótima dica.

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Oi Bianca! No começo este livro me passou uma ideia, mas depois a autora enveredou por um caminho diferente que muito me agradou. Gosto muito dele.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. A premissa do livro é bem diferente da que eu imaginava. Gostei disso. Parece ser um pouco mais profundo, sabe?
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bianca!
    Já tinha visto esse livro algumas vezes por aí, mas nunca tinha parado pra realmente ler uma resenha dele hahaha
    Achei a premissa bm interessante, me deu vontade de ler! Vou adicionar na minha listinha infinita hahah
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parece uma história bonita. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas deu vontade de ler e eu AMEI a capa!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  6. Helloo, Bianca! Tudo numa nice?!
    Ah, eu estou lendo esse livro agora, iniciei ontem a leitura e já estava curtindo. Quando o Matt morreu um teor totalmente triste inundou o livro e eu me vi presa e ansiando por mais da estória. A ideia da Frankie de pegar tantos meninos assim para mim foi totalmente louca, mas... veremos o que acontece. Estou no começo ainda. Eu gosto de livros tristes e estou torcendo para que esse me agrade muito. Mesmo sem ter o Matt por tanto tempo na estória eu já gosto demais dele e como a Anna, sinto falta de sua personalidade na estória já!!
    Eu estava com medo de ler a resenha e pegar algum detalhe que ainda não tinha visto, mas thank God isso não aconteceu. Estou curiosa para continuar a leitura!!
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bianca, tudo bem?

    O nome desse livro passa uma impressão errada, né? Da primeira vez que o vi pensei que um livro bem fútil, mas não é o caso. Não li ainda, mas um dia lerei. Parece ser uma boa historia.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bianca!
    A capa desse livro me lembra bastante um outro que li no ano passado.
    Achei a premissa interessante e parece ser bem comovente.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Oi
    parece ser uma leitura interessante e no inicio parece ser triste também, mais deve ser interessante ver como as garotas vão lidar com a perda, curti a resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Postagens Populares

Visualizações