[RESENHA] Azul da Cor do Mar por Marina Carvalho

sexta-feira, janeiro 09, 2015

Título: Azul da Cor do Mar (skoob)
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Páginas: 334

Ano: 2014

ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível.
Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A idéia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida.
Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo.
Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego.
Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão. 

Rafaela é uma estudante de jornalismo preste a se formar que mora em Belo Horizonte com seus três irmãos. Por muitos anos, Rafa passou suas férias em Iriri, Espírito Santo, onde seus avós paternos possuem uma casa e, durante uma dessas férias, aos 11 anos, um garoto misterioso com uma mochila xadrez chamou à sua atenção e desde então Rafa não consegue mais esquecer os seus lindos olhos azuis a ponto de escrever um diário dedicado a ele, mesmo não fazendo ideia de quem é o garoto ou o seu nome.

Indicada por uma professora, Rafa consegue um estágio no Folha de Minas, o maior jornal do Estado, para trabalhar com jornalismo investigativo. Como nem tudo são flores, Rafa descobre que seu trabalho será basicamente seguir Bernardo, um jornalista ranzinza e arrogante, ainda que bastante charmoso. Apesar de ser esse o objetivo, Bernardo não parece estar interessado em ser o mentor de Rafaela, afastando-a de tudo. 

Embora Rafa tenha diversas brigas com Bernardo, pensamentos envolvendo o chefe insuportável passam a habitar a mente de Rafa, mesmo que ela não consiga admitir que os seus sentimentos por ele podem estar, de alguma forma, mudando. Um pequeno caso de uma amiga de Rafa, Gisele, com Bernardo, irá de vez confundir a cabeça da garota, já que um outro jornalista simpático e fofo, o Marcelo, entra na história.

O livro é narrado pela Rafaela, o que o torna muito mais divertido com todas as atrapalhadas vividas pela protagonista. O amor platônico que ela nutre pelo garoto da mochila xadrez atrapalha qualquer relacionamento “real” que ela possa vir até, pois ninguém parece ser bom o bastante (ou assim ela imagina) comparado ao garoto, mesmo ela não tendo ideia de quem ele seja.  

Mais uma vez Marina Carvalho surpreende com uma narrativa leve, envolvente e divertida. Mesmo o final sendo o esperado, acabei me surpreendendo com alguns rumos da história e a maneira que ela conduziu a narrativa até o final. Livro perfeito para as férias!

Veja Também

11 comentários

  1. amor platonico sempre rende historia ^^ amei a resenha e seu blog é lindo <33

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Ainda não li nenhum livro da Marina, mas quero muuito conhecer a escrita da autora. O livro parece ser bem fofo e divertido, já está na listinha de desejados :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas me interessei bastante. A capa me chamou muuito a atenção!
    Beijos | http://dojeitodasgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bianca, como vai?
    Poxa, sempre quis ler algo da Marina, mas nunca o fiz sei lá por qual motivo :S
    "Azul da cor do mar" parece bem fofo e leve realmente :S
    Que bom que você gostou da leitura, apesar do final esperado!
    Grande beijo ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  5. Acredita que ainda não li nenhum livro da Novo Conceito?
    Gostei da premissa desse e me chamou muita atenção.
    A história parece ser bem legal.

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hey, adorei sua resenha!

    Me deixou super curioso pelo livro, apesar de você ter dito que o final foi o esperado... - isso sempre me decepciona, mesmo. - incluirei ele novamente à minha meta de 2015, já que a de 2014 falhou, haha.

    Abs,
    Jhonatan.

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Confesso que fiquei encantada com a capa desse livro e o título me chamou a atenção. A história parece ser bem leve, realmente, tem a cara das férias!

    P.S.: Seu blog é um amor, adorei conhece-lo e estou seguindo, caso queira me fazer uma visita, estou em: http://www.tendadoslivros.com.br/
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bianca! Eu não curti o outro livro da autora, mas este aqui parece ser mais meu estilo e espero que seja uma leitura leve e divertida.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Me surpreendi bastante com essa capa, acho que é uma das mais bonitas que já vi em um romance nacional. E é a primeira vez que vejo o Espírito Santo aparecer em um livro! Com certeza lerei.

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  10. Aaah um amoooor!

    Eu li esse livro e fiquei encantada pelo jornalismo ser tão bem descrito no livro ~faço jornalismo~. Adorei a narrativa da autora, extremamente envolvente. Um amor!

    Foi minha primeira leitura desse ano e eu adorei!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca li um livro da autora, mas gostei do que você escreveu sobre esse, o fato de a paixão pelo menino da mochila xadrez atrapalhar qualquer relacionamento da protagonista, tem muitos significados. Me interessei.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Postagens Populares

Visualizações