[Resenha] Maze Runner: Correr ou Morrer por James Dashner

quinta-feira, junho 11, 2015

Título: Maze Runner: Correr ou Morrer (skoob)
Título Original: The Maze Runner (goodreads)

Série: Maze Runner #1
Autor: James Dashner
Editora: V & R 

Páginas: 428

Ano: 2010

Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. 
A estória começa com Thomas acordando em um elevador, tendo memória apenas do seu nome. Quando o elevador para, ele é recepcionado por um grupo de garotos e apresentado à Clareira, um local cercado pelos muros altos de um labirinto. Todos os meses um garoto era enviado para lá através da chamada Caixa. Nenhum deles sabe por que foi parar naquele local e não possuem lembranças de antes do Clareira. Apenas se lembram do seu nome.

Todos na Clareira têm uma função. Tem os que cozinham, cuidam dos jardins e há também os Corredores, responsáveis por entrar no Labirinto, gravar o caminho e voltar antes do pôr-do-sol, quando as portas se fecham, para tentar mapeá-lo afim de encontrar uma saída. Entretanto, o Labirinto possui criaturas perigosas, os Verdugos, seres horríveis que matam sem pensar.

E é assim que os garotos vão tentando sobreviver, até que a chegada de uma garota, no dia seguinte à chegada de Thomas, muda tudo. Nunca uma garota havia sido enviada pela Caixa, e Thomas tem a estranha sensação de ter conhecido essa garota antes.
“Thomas tentou engolir, mas a sua boca estava seca demais. Newt correu até ela e abriu-lhe os dedos, agarrando o papel. Com as mãos trêmulas o desdobrou, depois caiu de joelhos, abrindo o bilhete no chão. Thomas aproximou-se dele por trás e deu uma olhada.Rabiscadas no papel em grossas letras pretas viam-se quatro palavras:
Ela é a última."
Pág. 68

James Dashner soube criar uma distopia sensacional, recheada de ação e mistérios. Algumas partes foram um tanto cansativas, mas continuei ansiosa e curiosa pelo final, pois a narrativa é de tirar o fôlego. Apenas desejando ler logo os próximos livros! 

Veja Também

13 comentários

  1. Gostei bastante da resenha, esse livro ainda não tenho então fiquei só no filme que adorei!!!!!!!
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bianca! Tudo bem? Já vi o filme Maze Runner: Correr Ou Morrer e adorei, quero muito ler o livro, ele me parece ser ótimo! Estou mega ansioso para ler esse e os outros livros! Adorei a resenha! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente a minha opinião foi bem diferente da sua. Estava esperando uma história bem mais dinâmica. Cheguei a dormir ao longo da história porque não acontecia nada de interessante. Mas cada um tem sua opinião.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Todo mundo fala dessa série e eu fico boiando muito porque nunca li nenhum dos livros :/
    Mas já que todo mundo parece gostar e recomenda,então eu vou tentar ler.
    A sinopse é legal,o filme parece interessante...Mas sei lá!Não sou muito fã de ação,sabe?Eu prefiro uma coisa mais calma,porém impactante hahaha
    Mas tenho que parar com isso e comecar a me aventurar em novos mundos,vai que eu goste?!
    Ótima resenha ;)
    seessemundofossemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oláaa,
    Eu acho incrível essa série, e amo muuuito!! O primeiro livro foi meio parado, mas é porque eles tinham acabado de chegar e estavam conhecendo o lugar, então eu imagino o quão confusos deveriam estar. Imagine nós? hahaha Além que eu adorei esse novo mundo. Logo depois, nas sequências, a dinâmica é completamente ativada e você fica até sem fôlego.

    Beijos, Our Constellations

    ResponderExcluir
  6. Caramba nunca tinha ouvido falar e agora fiquei bem curiosa. Tanto pra assistir o filme como para ler o livro. Ainda mais o livro né, ha, ha. Se bem que o filme parece ser melhor (eu e minha mania de julgar pela capa).

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  7. Vim conhecer essa autora e sua obra a poucos dias
    e já vi tanta resenha positiva que me interessei pelo livro

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    Está rolando dois sorteios lá no blog participe ;)

    ResponderExcluir
  8. Olá, Bianca! =)
    Sou de Salvador e estudante da UFBA também. Que maravilha encontrar uma "colega" por aqui! *---*
    Eu não sou leitor assíduo de livros assim de suspense/ terror, mas adorei o enredo desse. Eu tenho pavor a elevador, parece ser sufocante e parece nos deixar aflitos. Socorro! (rs.).

    Esse eu quero ler! E quero ver o filme também. Não sabia de nenhum dos dois.
    Bjão,
    Diego França
    Blog Vida & letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha Bianca. Confesso que o livro não faz muito o meu gênero, apesar de sempre ver ótimas críticas a respeito dele. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Estou bastante curiosa para ler o livro. Assisti o filme e adorei.
    Agora quero conferir quais são as diferenças do filme e do livro. Apesar das partes cansativas. Acho que dá para relevar.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    #MêsDosNamorados do Costruindo Estante. Concorra a 1 vale presente de R$ 50,00 da Saraiva.
    Participe!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ja li o livro e gostei demais!, não vejo a hora de ler a sequenia e conferir o filme!
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  12. Oi Bianca!
    Eu gosto da premissa desse livro, mas estou um pouco traumatizada com distopias ultimamente, rsrs. Mas não descarto a possibilidade de ler um dia ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Bianca!
    Este livro é o melhor da série para mim. Eu amei Correr ou Morrer. Toda a história me prendeu do início ao fim e ainda me surpreendeu em diversos momentos. Só o filme que ficou terrível. Detestei a adaptação.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações