Resenha: Extraordinário (R.J. Palacio)

domingo, janeiro 12, 2014

Título: Extraordinário (skoob)
Título Original: Wonder (goodreads)
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2012

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

August nasceu com uma mutação genética que causou uma deformidade em seu rosto. Desde muito pequeno passou por diversas cirurgias e, apesar de realizar atividades comuns de um menino de 10 anos, a deformidade facial o difere das outras pessoas - apenas por fora. Devido à quantidade de cirurgias e outros problemas que os médicos não entendem, August está sempre doente e por isso, nunca conseguiu frequentar a escola, sendo educado pela sua mãe. Mas agora, Auggie está forte o suficiente para ir à escola, algo que será importante para o seu desenvolvimento e independência. Entretanto, essa nova jornada não será nada fácil.
Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção. Pediria para poder andar na rua sem que as pessoas me vissem e depois fingissem olhar para o outro lado.” Pág. 11
O livro é narrado por vários personagens, familiares, amigos e os novos colegas da escola que convivem com o August e tem a oportunidade de expor seus pensamentos sobre ele, deixando a narrativa muito rica. A autora não tenta passar uma lição de moral, mas sim uma mensagem muito bonita e extraordinária história de um menino que sofre com cada olhar estranho, cada palavra maldosa, mas que é igual a qualquer garoto da sua idade e deseja um pouco de gentileza das pessoas a seu redor. Aparência não diz respeito ao caráter, personalidade de ninguém. “Não julgue um livro pela capa”.
Depois que você vê alguém passando por isso, parece loucura reclamar por não ter ganhado o brinquedo que pediu ou porque sua mãe perdeu a peça da escola”. Pág. 89 

Veja Também

16 comentários

  1. Eu adorei esse livro eu considerei ele uma das minhas melhores leituras de 2013! Adorei a resenha.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Bia!
    Adorei sua resenha!
    Infelizmente não é um livro que me agrada muito. Não sei se conseguiria lê-lo!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não li ainda, mas vou procurar depois da sua resenha, parece ser muito bom!

    Beijos, Larissa.
    Então, Beleza.
    Fan Page.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu ameiiiiiiii esse livro. O escolhi como uma das minhas melhores leituras de 2013.
    A mensagem dele é tocante de uma forma delicada. Super indico.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei esse livro! Tão emocionante, e fofo ao mesmo tempo <3 me apaixonei pelo Auggie!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse é um livros que todos deveriam ser obrigados a ler.
    Eu mudei totalmente a maneira de enxergar a vida depois que conheci o Auggie e ele é de longe o meu livro favorito.
    Adorei sua resenha.

    Beijo Grande.
    http://www.epilogosefinais.com/#sthash.UztEkJbY.dpuf

    ResponderExcluir
  7. Eu preciso desse livro ai para ontem. Não gostei de trocarem a capa. Está na minha lista de futuras aquisições.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser muito bom
    Não sabia que tinha até um trailer, gostei da dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Parece ser ótimo esse livro, Biana, pelo que vi da resenha. Vou procurar na minha biblioteca. Adorei o seu blog, o cabeçalho é muito bonito! Um grande beijo para você!

    Estou seguindo!
    http://mentesvelhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi..
    Vi uma resenha deste livro agora pouco..
    Tenho muita curiosidade com esta história, mas acabo sempre deixando para comprar o livro depois.
    Ótima resenha.. só fiquei triste em saber que o livro é narrado por vários personagens, não gosto muito quando é assim.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita vontade de ler esse livro!! Parece muito bom *o*

    Bjoss
    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Esse livro deve ser lindo, tenho muita curiosidade em lê-lo :)

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  13. Tá na listinha de livros a serem lidos ainda esse ano. Ainda não tinha visto o book trailer.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  14. Esse book trailer é super lindo e o livro extremamente emocionante!
    Como li no formato e-book, não tenho ele na minha estante, mas gostaria muito de comprar e reler.

    Beeijo!
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  15. Estou super curiosa por esse livro. Parece muito bom, não vejo a hora de ler. Gostei muito da resenha.
    Beijos,
    http://livrodeunicornios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é maravilhoso e acho que faltam palavras para descrevê-lo.
    Parabéns pelo blog e pela resenha.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações