[Resenha] Convergente de Veronica Roth

sexta-feira, março 25, 2016

Título: Convergente (skoob)
Título Original: Allegiant (goodreads)
Série: Divergente #3
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 528

Ano: 2013

A sociedade de fações em que Tris Prior acreditava está destruída – dilacerada por atos de violência e lutas de poder, e marcada para sempre pela perda e pela traição. Assim, quando lhe é oferecida a oportunidade de explorar o mundo para além dos limites que conhece, Tris aceita o desafio. Talvez ela e Tobias possam encontrar, do outro lado da barreira, uma vida mais simples, livre de mentiras complicadas, lealdades confusas e memórias dolorosas. Mas a nova realidade de Tris é ainda mais assustadora do que a que deixou para trás. As descobertas recentes revelam-se vazias de sentido, e a angústia que geram altera as vontades daqueles que mais ama. Uma vez mais, Tris tem de lutar para compreender as complexidades da natureza humana ao mesmo tempo que enfrenta escolhas impossíveis de coragem, lealdade, sacrifício e amor. Convergente encerra de forma poderosa a série que cativou milhões de leitores, revelando os segredos do universo Divergente. 
CONTÉM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES 

Em Insurgente, Tris libera para toda a Chicago o vídeo de Edith Prior, sobre a importância dos Divergentes e a existência de algo além dos muros. Após a morte da líder ditadora Jeanine, Evelyn, mãe de Tobias, não perde tempo em tomar a frente e liderar a cidade. Entretanto, o regime adotado por Evelyn é tão ditador quanto o da líder anterior.

Com as facções desfeitas, a rebelião agora é entre os que desejam a volta das facções para estabelecer a paz, e os sem-facção que agora, veem uma oportunidade de ter o seu lugar na sociedade. Além disso, um outro grupo, denominado Leais, é formado e também não concordam com as ideias de Evelyn e tem curiosidade em saber o que há além dos muros.

Assim, Tobias e Tris embarcam numa jornada rumo ao desconhecido. Porém, a vida além do muro é tão complicada quanto na cidade, com verdades assustadoras.
“Prefiro acreditar que, se forem persistentes, até pequenas gotas d’água, com o tempo, podem mudar uma pedra para sempre. E a pedra nunca voltará ao que era. ” Pág. 152
É um livro de explicações, nele Veronica Roth irá explicar todo o mundo criado por ela, como e porque surgiram as facções, o que realmente são os Divergentes. Entretanto, nem tudo foi bem explicado, deixando pontas soltas e dúvidas para o leitor.

O livro é narrado por Tobias e Tris, fornecendo uma visão mais ampla da situação e como ambos personagens reagem a ela. Além disso, foi muito interessante ver o crescimento e amadurecimento deles, principalmente de Tobias. Os personagens secundários também têm seu lugar de destaque e importância.

O desfecho da trilogia, para mim, não deixou a desejar, apesar de ter sentido falta de mais explicações. A autora saiu do lugar comum, o que pode ter decepcionado muitos fãs. Veronica criou personagens fortes que não medem esforços para atingir o seu objetivo e uma trama que prende o leitor e o faz ficar ansioso pelo final que o espera.
“Existem tantas maneiras de ser corajoso neste mundo. Às vezes, coragem significa abrir mão da sua vida por algo maior do que você ou por outra pessoa. Às vezes, significa abrir mão de tudo o que conhece, ou de todos os que você jamais amou, por algo maior.
Mas, às vezes, não.
Às vezes, significa apenas encarar a sua dor e o trabalho árduo do dia a dia e caminhar devagar em direção a uma vida melhor. “ Pág. 502

TRILOGIA DIVERGENTE
1. Divergente
2. Insurgente
3. Convergente 

Veja Também

15 comentários

  1. Essa é uma série que eu gostaria bastante de ter lido antes de ter assistido, porque agora já era hahaha
    Já assisti quase todos os filmes (falta o último), e achei bastante legal, mas agora que já tenho spoiler de tudo nem tem mais graça ler. :(

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bianca!
    Confesso que gostei muito do final da história, apesar das pontas soltas. Só achei que ficou meio corrido tudo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  3. Tive uma amiga que me disse que o livro final da série era péssimo. Tanto que acabei deixando pra lá a trilogia e fui ler outros. Mas agora bateu a curiosidade e em breve lerei esse livro.

    Beijo, Érica
    www.demasiadaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Comprei toda a trilogia, só estou esperando chegar. Sou a única Alien que ainda não leu haha
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
  5. Desisti da trilogia divergente depois do 2 livro, achei muito cansativo e a Tris não me cativa.

    Seguindo. Fiz o primeiro post no blog, se puder dar uma olhada...
    Abraços.
    http://vicsuaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudei o nome do blog, agora sou http://aressacaliteraria.blogspot.com.br/ ;)

      Excluir
  6. Que bom que o final da trilogia foi satisfatório para você. É tão ruim quando chegamos no final de uma série e nos decepcionamos, né? Eu confesso que me decepcionei muito com essa trilogia, mas isso foi desde o segundo livro, não só com Convergente.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Bianca,
    Ainda não iniciei leitura dessa trilogia hahaha mas como quero assistir os filmes, farei em breve.
    E já peguei spoiler do final pelo Facebook, fiquei bem surpresa. Aliás, me animou até pra ler haha

    Ótima resenha.

    tenha uma ótima semana. =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha Bianca. Já assisti aos dois primeiros filmes desta saga e curti bastante, apesar de achar a trama extremamente parecida com Jogos Vorazes. Porém, ainda não decidi se pretendo ler os livros. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Bianca

    Ainda não tive coragem de ler a série e muita gente reclamou do final, mas acho que vc tem razão, talvez pelo fato da autora ter saído do lugar comum (sim, eu já sei o final rsrsrs)

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Eu não li nenhum livro da trilogia por isso nem posso me aprofundar. Mais o que me deixou mais curiosa na sua resenha foi o fato do livro ser de explicações e que estas ainda ficaram sem ser bem explanadas em alguns pontos. Me parece incrivel isso. Rsrs

    beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Bianca.
    Eu tenho essa trilogia aqui em casa tem bastante tempo já, mas nunca me animo a ler. Depois que meu sobrinho me deu um spoiler enorme do final, fiquei com tanta raiva que desisti de ler. Mas vou ler um dia. Mas que bom que você gostou apesar de ter ficado coisa por explicar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi Bianca! Eu gostei da série no geral e embora o final tenha sido inesperado, eu admirei pela ousadia. Eu recomendo.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oi Bianca,
    Tambem senti falta de mais explicações, confesso que esperava mais do final, mas para mim foi satisfatório rsrs.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  14. Oi Bianca,

    Cara, eu não consigo nem olha pra esse livro sem sentir raiva da autora e do spoiler que vazou. To acompanhando pelos filmes sem a menor vontade de ler os livros, embora tenha a trilogia completa. Tem pontos que eu gosto e pontos que deixam muito a desejar, mas ok, vou acompanhando mesmo assim.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações